Inicialmente, apenas funcionários da linha de frente estavam recebendo a vacina, além de idosos, indígenas e quilombolas. Agora, com o recebimento de 165.300 doses da vacina AstraZeneca, a imunização será ampliada inclusive para os que não estão na linha de frente, como quem trabalha em UPAs, AMAs, UBSs Integradas, agentes comunitários e os funcionários da cozinha, limpeza, administração e coleta de exames
Até esta quarta-feira (27), o Estado de São Paulo superou a marca de 200 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. Neste primeiro momento, fazem parte do grupo prioritário: profissionais da Saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em asilos, indígenas aldeados e quilombolas.
Na capital paulista, até a última terça-feira (26), cerca de 43 mil profissionais da saúde, 571 indígenas e 11.320 idosos em abrigos já haviam sido imunizados. Inicialmente, apenas profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, ou seja, os que tem contato direto com pacientes infectados receberiam a vacina.
Felizmente, com o recebimento de 165.300 doses da vacina AstraZeneca, a vacinação na cidade de São Paulo será ampliada para todos os funcionários da Saúde, da rede pública e particular, inclusive para os que não estão na linha de frente.
“Nós vamos vacinar todos os profissionais e auxiliares de saúde que estão nos hospitais públicos e privados que são exclusivamente Covid. Naqueles hospitais públicos e privados que são parcialmente Covid nós já imunizamos os profissionais de saúde e vamos imunizar os funcionários que trabalham na cozinha, na limpeza, da administração, na coleta de exames. E vamos vacinar todos os funcionários da Prefeitura que trabalham na atenção básica: nas UPAs, nos prontos-socorros, nos pronto-atendimentos, nas AMAs, nas AMAs Especialidades, nas UBSs Integradas e todos os agentes comunitários de saúde serão vacinados”, explicou Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde.
Além do avanço da vacinação para funcionários da Saúde, também será ampliada a imunização para idosos e doentes mentais que são atendidos pela Prefeitura de São Paulo.
Quem vai receber a vacina a partir de agora?
- funcionários e residentes das Unidades de Acolhida;
- funcionários e idosos do Programa de Assitência ao Idoso;
- funcionários e residentes dos Serviços de Residência Terapêutica;
- funcionários de hospitais exclusivos para Covid-19, públicos e privados;
- funcionários e idosos atendidos pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar;
- funcionários de laboratórios, limpeza e administrativo de hospitais públicos e privados;
- funcionários de Prontos-Socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br