Prefeitura amplia acessibilidade à Justiça para pessoas com deficiência auditiva no Fórum de Santo Amaro

0
34
Inauguração do Posto de Atendimento Presencial de Intermediação em Libras (PAP-CIL) - Crédito: KS/Divulgação TJSP

Serviço de tradução simultânea em Libras já está disponível em cinco fóruns da capital

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, na última terça-feira (14), no Fórum Regional de Santo Amaro, localizado no bairro de Jurubatuba, na zona sul da cidade, mais um Posto de Atendimento Presencial de Intermediação em Libras (PAP-CIL), garantindo maior acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

O PAP-CIL oferece a tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante o atendimento em equipamentos públicos.

O Fórum Regional de Santo Amaro poderá realizar audiências por meio de videochamadas em tempo real, que realizam a triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o servidor e o intérprete de Libras, garantindo um atendimento acessível e eficiente.

O termo de cooperação entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) foi firmado em outubro de 2024 e já contemplou os fóruns da Lapa, Santana, João Mendes Júnior, Hely Lopes Meirelles e o Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, enquanto o Fórum de Itaquera receberá o serviço no próximo dia 23 de outubro.

Durante o evento, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destacou o significado institucional da inauguração. “Hoje é um dia de celebração e reafirmação dos valores que sustentam a Justiça: inclusão, respeito e dignidade. Mais do que uma estrutura física, a CIL é escuta, acolhimento e reconhecimento de que todos têm o direito de compreender e participar de todos os atos da Justiça.”

Central de Intermediação em Libras (CIL)

A cidade de São Paulo conta com mais de 860 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados pela área técnica da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência nos equipamentos públicos. O serviço já foi reconhecido pelo Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA), a mais alta condecoração internacional para a excelência na administração pública.

A Central de Intermediação em Libras (CIL) também já recebeu os prêmios: Líderes de Acessibilidade da Hand Talk em 2023, e da LATAM Smart Citys Awards em 2024.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.