Prefeito visita as novas instalações do serviço odontológico da UPA Santo Amaro

0
1309

Com funcionamento 24 horas desde dezembro do ano passado, o serviço é referência para atendimentos odontológicos de urgência e emergência na Zona Sul

 

Na última quinta-feira (28), o prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, visitaram as novas instalações do serviço de urgência e emergência odontológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro – Dr. José Sylvio de Camargo.
O local conta com consultório amplo com três equipamentos odontológicos e uma equipe composta por dez cirurgiões dentistas e dez auxiliares de saúde bucal (ASB), que se revezam durante 24 horas, pois a unidade funciona todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos. A escala média é de três profissionais de cada especialidade no plantão diurno e um no noturno.
O atendimento estava suspenso desde fevereiro de 2018, mês em que o antigo Pronto Atendimento (PA), que abrigava o serviço, saiu da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro para se tornar a UPA Santo Amaro. Neste período, o serviço odontológico foi reavaliado e reestruturado pelos gestores e técnicos da rede local e, desde 10 de dezembro, encontra-se disponível para atender as necessidades dos usuários da região. Para a implantação no local, foram investidos cerca de R$ 390 mil, entre adequações, equipamentos, instrumentos e material de consumo. A capacidade de atendimento é de cerca de dois mil pacientes por mês.
Cabe às UPAs o atendimento das urgências de menor complexidade, ou seja, quadros agudos e de natureza clínica. Assim, estão previstos os atendimentos de casos como dor, inflamação, hemorragias, traumas, luxações, fraturas e que não comprometam a face. Já os tratamentos mais complexos são encaminhados para outros serviços da rede, como Hospital Municipal do Campo Limpo ou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro – Dr. José Sylvio de Camargo, na rua Carlos Gomes, 661 – Santo Amaro, é gerenciada pela Organização Social (OS) Santa Catarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.