Plataforma une produtores rurais a consumidores de produtos orgânicos

0
452

A plataforma Sampa+Rural reúne informações dos comerciantes de produtos agrícolas para que o público conheça e opte por uma alimentação mais saudável. As zonas rurais formam 28% do território da cidade de SP e a Zona Sul sedia a maior parte da produção agrícola: são 171 locais em Parelheiros, 169 no Grajaú e 88 em Marsilac


Cerca de 28% do território da cidade de São Paulo é composto por zonas rurais, com mais de 40 mil habitantes, considerando os núcleos urbanos da região. A maioria dessas zonas rurais estão localizadas na Zona Sul, que tem 428 unidades de produção agrícola: são 171 no distrito de Parelheiros, 169 no Grajaú e 88 em Marsilac, de acordo com dados do Projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo.

“As zonas rurais da cidade foram reconhecidas institucionalmente pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) em 2014 e abrigam não só chácaras e sítios de produção agrícola, mas também áreas de proteção ambiental (zonas remanescentes de Mata Atlântica), cachoeiras e outros atrativos de ecoturismo, Terras Indígenas Guarani, além de importantes mananciais de abastecimento de água do município e da região metropolitana”, informou a Prefeitura.

Agora, essas unidades agrícolas e zonas rurais fazem parte da plataforma Sampa+Rural “que reúne iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável, além de assistência técnica aos produtores rurais”, de acordo com a gestão municipal.

A plataforma Sampa+Rural reúne informações dos comerciantes (feiras, hortas urbanas, entrega de orgânicos, restaurantes orgânicos) e também informa sobre os pontos de ecoturismo na capital paulista.

Assim, paulistanos podem encontrar os endereços dos produtores rurais da capital paulista para comprar produtos orgânicos e itens que podem contribuir para uma alimentação mais saudável.

“Queremos que a plataforma tome força como um instrumento do rural, da alimentação saudável, da sustentabilidade e da preservação da cidade”, disse Lia Palm, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental no projeto Ligue os Pontos.

A plataforma Sampa+Rural também disponibiliza dados sobre:

AGRICULTURA NA CAPITAL PAULISTA:

  • 31% das Unidades de Produção Agropecuária são chefiadas por mulheres;
  • a cidade de SP tem 75 hortas urbanas, sendo 28 delas em equipamentos públicos;
  • 69% das Unidades de Produção Agropecuária comercializam verduras, legumes e raízes.

MERCADOS

  • a cidade de SP tem 899 feiras livres, sendo 28 exclusivas para produtos orgânicos;
  • existem 12 grupos de consumo responsável em SP;
  • 36 mercados fazem entrega de produtos orgânicos.

TURISMO E VIVÊNCIA RURAL

  • há 16 locas de vivência rural na capital paulista;
  • há 29 locais com atrativos naturais para serem explorados;
  • 15 locais rurais oferecem atividades culturais como galerias de arte e templos religiosos.

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.