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quinta-feira, 26 maio, 2022
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    Pesquisas indicam que 58% da população tem intenção de fazer compras durante a Black Friday

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    A onda de ofertas oferecida ao público no dia 29 de novembro deve gerar crescimento de 18% nas vendas do e-commerce


    De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a consultoria Ebit/Nielsen, o comércio eletrônico vai faturar mais de R$ 3 bilhões nas compras do dia 29 de novembro: a Black Friday.

    Esse crescimento de 18% nas compras do e-commerce leva em consideração não apenas as vendas do dia 29, mas as promoções que as lojas aproveitam para fazer antes e depois do evento: a Ebit/Nielsen fez projeções para as vendas de quinta-feira (28/11) e sexta (29), já a ABComm projetou esses dados para compras entre a quinta-feira (28) e a segunda-feira (02/12), pós Black Friday.

    “O consumidor passou a acreditar que há promoções reais e se prepara para elas. Quer aproveitar a promoção. Está acostumado com a data e tem passado a confiar um pouco mais nas promoções divulgadas pelos varejistas”, explica Ana Szasz, líder comercial da Ebit.

    Outro levantamento, agora feito pelo Google a pedido da consultoria em marketing Provokers, revela que, em relação ao ano passado, a intenção de compras está 58% mais alta. Isso pode ser explicado pelo otimismo das pessoas com a economia e com a quantidade de produtos em descontos durante a Black Friday.

    “Quando a Black Friday começou no Brasil, entre 2010 e 2012, os artigos oferecidos eram mais restritos a eletrônicos, celulares, moda e beleza. Hoje, temos até lojas de veículos aderindo às promoções, educação, setor financeiro, imóveis, alimentos, viagens”, afirma José Melchert, líder de varejo para eletro e esportes do Google.

    O Procon-SP indica que os consumidores devem estar atentos a sete pontos importantes na hora de comprar produtos nas promoções da Black Friday:

    • Limite de gasto: é importante comparar preços para não comprar além do que se pode pagar
    • Entrega e troca: confira se a política de trocas da empresa permite trocar produtos dessa promoção
    • Golpes virtuais: é importante consultar a página oficial da loja e evitar links de redes sociais
    • Compras online: verificar se, após a escolha do produto, o preço não foi alterado no carrinho de compras ou se o valor do frete não está mais alto do que o habitual
    • Vitrines: produtos de vitrine devem apresentar o preço à vista e, se for a prazo, apresentar o número total de parcelas
    • Cancelamento: o Código de Defesa do Consumidor indica que, se o comprador se “arrepender” tem sete dias para cancelar o produto, devolver e pedir seu dinheiro de volta (para compras feitas fora do estabelecimento)
    • Informações: os produtos devem apresentar todas as informações corretas como: peso, quantidade, garantia, prazo de validade, etc.

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