Período de feriados diminui drasticamente o estoque de Banco de Sangue

0
890

Queda no número de doadores nos períodos de feriado preocupam os gestores de Bancos de Sangue


Existem períodos ao longo do ano em que os Bancos de Sangue ficam em alerta pela redução de doadores e também pelo aumento da necessidade de seus produtos. O mês de junho, que até ganhou uma cor e uma campanha de conscientização é um deles, mas novembro, com três feriados também é um mês chave. Existem diversos bancos de sangue em São Paulo, alguns atendem a própria instituição em que estão e outros distribuem sangue e hemoderivados aos serviços de saúde que necessitam destes insumos.

Às vésperas do Dia de Finados, os estoques sanguíneos de praticamente todos os bancos de sangue da cidade já estão muito baixos. O GSH Banco de Sangue de São Paulo indica que está com cerca de 60% abaixo do nível ideal. Já o AC Camargo Câncer Center reporta que está trabalhando com estoques no limite. No caso da Fundação Pró-Sangue, que tem três locais de coleta na cidade, há uma situação crítica para os tipos O+ e O- e de alerta para os tipos A- e B-.

Quem deseja doar sangue e depois voltar à rotina normal, pode ficar tranquilo porque isso é possível. É recomendado que no dia da doação se evite atividades que exijam grande esforço físico. A doação é sempre um ato voluntário, não remunerado e, claro, gratuito. Existem pré-requisitos para ser um doador, como idade, peso, condições de saúde e histórico de doenças entre outros.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.