Parques Naturais Municipais da Zona Sul são abertos para visita da população

0
1026

Com a presença de remanescentes de Mata Atlântica, até o ano passado os parques só podiam ser visitados mediante agendamento prévio. Todos estão localizados nas regiões de Capela do Socorro e Parelheiros e oferecem trilhas para observação da vegetação e animais


A partir do dia 14 de janeiro, quatro Parques Naturais Municipais (PNMs) da Zona Sul estarão abertos para visitação da população, em um projeto piloto. Até o ano passado, os parques só podiam ser visitados mediante agendamento prévio e agora, todos terão um dia fixo de visita.

Segundo a Prefeitura, “o objetivo é oferecer à população a possibilidade de visitar áreas com a presença de remanescentes de Mata Atlântica, realizando trilhas e participando de outras atividades educativas voltadas à sensibilização para a conservação da biodiversidade”.

O Parque Natural Municipal Itaim, que fica há 30km do centro da capital paulista, na Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia, na Subprefeitura de Parelheiros, estará abertos as terças-feiras e finais de semana, das 8h às 17h. O Parque possui: Trilha do Tatu, Trilha do Ribeirão Itaim e Bosque do Silêncio, Área para contemplação e piquenique e Parquinho infantil. Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 – Parelheiros.

O Parque Natural Municipal Varginha estará aberto para que a população possa desfrutar da Trilha do Içá com mirante, Lago, Parquinho infantil, Pista para bicicleta, Mirante, Biblioteca, Academia para terceira idade, Pier na margem da represa Billings para contemplação da paisagem e da Casa do Pesquisador (Alojamento para pesquisadores). Os 419 hectares do Parque fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia da Subprefeitura Capela do Socorro. Local: Avenida Paulo Guilguer Reimberg, 6.200 – Chácara Santo Amaro/Grajaú.

O Parque Natural Municipal Jaceguava possui fragmentos florestais de Mata Atlântica e Cerrado, assim como áreas de várzea, e faz parte da Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais da Bacia do Guarapiranga, dentro da Subprefeitura de Parelheiros. Aberto as segundas-feiras (a partir do dia 18/01) e aos finais de semana, das 8h às 17h, o parque tem a Trilha do Saci e uma Área para piquenique. Local: Avenida do Jaceguava, próximo ao nº 1100 – Bairro Jaceguava – Parelheiros.

O Parque Natural Municipal Bororé faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia da Subprefeitura Capela do Socorro e estará aberto as quintas-feiras e finais de semana, das 8h às 17h, com a Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago e um Pier na margem da represa Billings para contemplação da paisagem. Local: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé, Distrito de Grajaú.

Em cada parque foi instalada uma trilha, de acordo com as características físicas do local e capacidade de visitantes. A identificação da vegetação e dos animais que estão ao longo da trilha foi feita por técnicos do Herbanário Municipal e da Divisão da Fauna Silvestre. Outras informações serão passadas pelo monitor durante a visita.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.