Parque Linear Cantinho do Céu beneficia 10 mil famílias e recupera 7 mil km com obras de urbanização

0
402

As intervenções foram planejadas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental ocasionado pela ocupação irregular da área


Divididas em seis etapas, as obras de urbanização do Parque Linear Cantinho do Céu, que são realizadas pela Prefeitura, estão recuperando uma área de 7,15 km de extensão e beneficiando mais de 10 mil famílias, por meio de ações para recuperar áreas de risco com obras de melhorias para a população.

Com investimento até o momento de R$ 233,76 milhões, as intervenções fazem parte do projeto da Secretaria Executiva do Programa Mananciais para recuperação da Bacia Billings, Sub-bacia da Área de Contribuição Direta de Escoamento Difuso – Varginha / Cocaia.

Além da recuperação ambiental, o projeto também tem como foco a garantia à moradia digna, com a construção de habitações que já receberam 126 famílias, sendo 34 no empreendimento Chácara do Conde – Prefeito Bruno Covas e 92 no empreendimento Espanha, outras 47 foram indenizadas e 671 recebem o auxílio aluguel.

As obras de urbanização do bairro e implantação do parque linear foram divididas em etapas, conforme segue:

Etapa 1: finalizada em 2011, com área de decks, playground, mirantes, hortas e plantio arbóreo. O parque linear está sendo integralmente reformado desde 2022.

Etapa 2: finalizada em março de 2022, e denominada de “Parque Linear Cantinho do Céu – Núcleo Adolfo Duarte Ferruge”, a etapa de urbanização e parque, foi dividida em dois trechos. O trecho 1 conta com decks, quadras de esportes, edifício administrativo, pista de skate, pistas de caminhada e plantio arbóreo e no trecho 2 foram feitos reassentamentos de famílias em área de risco R4 (considerado muito grave) com posterior intervenções de contenção de encosta, plantio arbóreo e implantação de campo de futebol.

Etapas 3 e 4: projeto do parque linear em desenvolvimento e reassentamentos de famílias e limpeza e terraplanagem do terreno em andamento. 95% da urbanização foi realizada anteriormente. Atualmente, 27% das obras do parque da etapa 3 já foram realizadas. A fase 3 tem previsão de entrega para janeiro de 2024 e a fase 4 para junho de 2024.

Etapa 5: obras em execução (60% do parque e 95% da urbanização). Previsão de entrega em abril de 2024.

Etapa 6: obras de contenção de encosta em andamento. 100% da urbanização realizada, restando a implantação do parque após finalização das obras de contenção e reassentamento das famílias. Iniciada em fevereiro de 2020 com previsão de entrega para dezembro de 2024.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.