Parque Alto da Boa Vista é aberto, após reivindicações da população

0
640

Inicialmente, pensava-se em estabelecer um “parque contemplativo”, privilegiando as riquezas naturais do local. Porém, de acordo com a Prefeitura, depois de implantar todos os recursos, o parque terá playground, mirante, caminhos e trilhas, além de equipamentos de ginástica


Desde o último sábado (29), a Zona Sul ganhou mais um parque: o Parque Alto da Boa Vista, localizado no distrito de Santo Amaro.

Este parque finalmente abriu após uma luta de aproximadamente 20 anos dos moradores do Alto da Boa Vista que, depois de muitas reivindicações, tinham a expectativa que o local fosse aberto até o fim do ano passado.

Nos anos 2.000, a Associação dos Amigos do Alto da Boa Vista (SABABV) cobrou a Prefeitura para fazer uma limpeza na calçada e descobriu que a área é pública. Daí começou a luta para provar isso.

“A associação se mobilizou com os moradores, conseguiu verba e defendeu a área para que a terra fosse de fato reconhecida como do município. A associação que literalmente lutou para a área ser da Prefeitura”, afirmou Guilherme Rodrigues Alves, presidente da SABABV, em entrevista ao Grupo Sul News em 2020.

Com investimento de R$ 825.737,31 de um Termo de Compromisso Ambiental e R$ 227.766,00 em doações, a primeira fase das obras inclui: a praça principal, a sede administrativa e os acessos.

Inicialmente, pensava-se em estabelecer um “parque contemplativo”, privilegiando as riquezas naturais do local. Porém, de acordo com a Prefeitura, depois de implantar todos os recursos, o parque terá playground, mirante, caminhos e trilhas, além de equipamentos de ginástica.

“Agora, a população poderá conhecer melhor esta área, que tem fauna com 61 espécies de aves registradas, incluindo quero-quero, beija-flor, pica-pau, sabiá, periquito e pardal. Já a flora local é composta por três origens: nativa, exótica cultivada (como aspargo e eucalipto) e exótica subespontânea (com abacateiro, bananeira e goiabeira)”, afirma a Prefeitura.

O Parque Alto da Boa Vista tem uma Área de 31.000 m² e está localizado na Rua Vigário João de Pontes, 779 (esquina R. Visconde de Porto Seguro), em Santo Amaro.

Devido a pandemia, o horário de funcionamento se adequa a respectiva fase do Plano São Paulo:

  • Fase Amarela: 6h às 20h
  • Fase Laranja: 6h às 18h
  • Fase Vermelha: Permanece fechado

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.