‘Os Sapatinhos Vermelhos’ entra em temporada no Teatro Paulo Eiró voltado às crianças!

0
1390

Espetáculo aborda preconceitos raciais, educação infantil e liberdade e Apollo Faria apresenta peça ao público convidando para divertida aventura do personagem solo


Neste final de semana estreia a temporada da peça infantil Os Sapatinhos Vermelhos no Teatro Paulo Eiró. A atração será apresentada aos sábados e domingos, às 16h até 12 de fevereiro, com ingressos a R$ 20 inteira e R$ 10 meia podendo adquirir antecipadamente em sympla.com.br em breve ou retirar 1 hora antes do espetáculo na bilheteria.

A Direção, Atuação e Concepção é toda de Apollo Faria, que conversou com o Grupo Sul News para apresentar a peça ao público da nossa amada Zona Sul. “Comecei a carreira artística no teatro amador fazendo cursos pelas oficinas culturais da Prefeitura. A partir disso conheci artistas profissionais e fui convidado para montagens profissionais. Comecei a produzir espetáculos em 2005, sendo infantil, no segundo já foi Os Sapatinhos Vermelhos, que já foi convidado à diversos festivais, se apresentou Apollo!

Os Sapatinhos Vermelhos é uma livre adaptação que usa a fábula homônima de Hans Christian Andersen como pano de fundo para tomar um novo rumo, falando de temas explorados atualmente, como preconceito racial, limites da educação infantil e liberdade. “A ideia surgiu da necessidade de se falar sobre o sofrimento das crianças em casos de bullying escolar e preconceito racial, porém, sendo uma declaração que parte de quem sofre e não dá visão do adulto sobre a questão”, explicou Apollo.

Foi o próprio Apollo que escreveu o texto, que é uma comédia dramática solo feita com um único personagem em cena: Um garoto negro, abandonado nas ruas quando criança e que é adotado possuindo um sonho de ter um par de sapatos vermelhos. “Em cena, ele conta à plateia seus conflitos e obstáculos. O vilão é, na verdade, toda uma sociedade composta por vários personagens que impedem que o sonho do garoto seja realizado, pois para eles um garoto não deve usar sapatos vermelhos por ser contra as regras sociais. Metáfora para a discriminação”, disse Apollo.

Toda a linguagem estética, de figurinos, cenário e acessórios foram idealizados como uma repetição do universo mental dessa criança que, enquanto convive com uma sociedade em preto e branco, monocromática e fria, ele se esconde, ao mesmo tempo que desabafa, através de seus desenhos. “Ele é cercado por suas brincadeiras, por seus desenhos e pelo humor tipicamente info-juvenil de mandeira muito leve e divertida”, acrescentou.

E se você pensa que por ser uma história infantil é só acontecimentos de criança, saiba que Apollo lembra de conflitos internos para soluções óbvias que os próprios adultos não conseguem encontrar. O personagem ensina a plateia que basta olhar melhor para dentro de nós mesmos, respeitando ao próximo e sempre lidando com muito amor e igualdade, relembra que o espetáculo também visa atingir o público adulto que acompanhar seus jovens e suas crianças.

O espetáculo é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura no intuito de levar ao público a arte infantil de qualidade, para toda a população que é tão carente de arte e cultura, à preços populares.

“Eu, Apollo Faria e nós da cia “Belatriz – arte e entretenimento”, convidamos vocês, pais e filhos, tios e sobrinhos, adultos e crianças para assistir um espetáculo super divertido e emocionante, que te levará à um universo encantador, transformando cada um que assistir.  Venham fazer do seu passeio algo especial no teatro Paulo Eiró!!!
– Apollo Faria.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.