Ofisa homenageará pianista Maria Apparecida Côrtes abrindo a temporada 2022 no Teatro Paulo Eiró

0
1836
"Eu tenho uma fotografia minha em um piano em uma dessas casas de show, e eu não sei dizer aonde foi essa apresentação, eu estou bem, gosto de olhar para essa foto porque me sinto bem, - Maria Apparecida

Maestra Sílvia Luisada reservou grandes emoções para homenagear a moradora e compositora do Campo Belo no último domingo do mês


No último domingo de março (27), às 11h, será realizado a primeira apresentação da temporada 2022 da Orquestra Filarmônica Santo Amaro (Ofisa) no Teatro Paulo Eiró.

E já que estamos no mês da Mulher, nada melhor do que uma apresentação de gala homenageando as mulheres!

A Maestra Sílvia Luisada trouxe uma surpresa para o público. “Vamos homenagear também a compositora e pianista, moradora da região, Maria Apparecida Côrtes Macedo, de 85 anos, com um concerto composto por ela e quem irá interpretá-la é a nossa pianista Denise Peloia”, revela.

Pianista da Ofisa, Denise Peloia. Foto: Divulgação

Maria Apparecida nasceu e foi criada no município de Jaboticabal-SP, ao mudar para São Paulo, teve de enfrentar uma mudança brusca, “vivia numa casa de mais de 2 mil metros quadrados e vim para a casa dos meus tios que ficavam em um apartamento apertado no subsolo de um condomínio”, relembra Apparecida dos momentos terríveis.

Mas a mudança transformou sua vida profissional, “tenho o meu piano desde os 8 anos de idade, não digo que vivi de música, eu usei a música para minha vida, passei muitos anos dando aulas em diversas escolas”, conta com emoção.

O grande momento na vida de Maria foi na criação do Concerto Para Piano em Fá Maior, onde encantou o público na sensibilidade da melodia, “ouço uma música dentro de mim que nunca ouvi antes e vou ao piano, toco a melodia e já ouço o acompanhamento, eu digo que as músicas não são minhas, o Espírito Santo é quem me canta na minha cabeça e coloco lá, sou só um instrumento de passagem para as coisas bonitas que tem na vida e sou muito feliz por isso!”

Em 2012, o maestro Otávio Simões visitou Maria Apparecida e ouviu a pianista tocar sua melodia, que não pensou duas vezes e decidiu criar um Concerto Orquestral baseado na sua composição no piano.

“Nesse concerto ouvi uma primeira parte mentalmente, depois fiz uma sequencia sem saber se era continuação. Tempos depois, caminhando para a aula de piano, ouvi outra melodia e me veio na mente um movimento do meu concerto. O terceiro movimento foi a mesma coisa, tudo programado dentro de mim, de dentro para fora”, revela sobre como surgiu sua inspiração.

A Maestra Sílvia não poupou elogios. “Ela é dona de um talento e inspiração que torna sua obra um reflexo de uma alma romântica. Vale a pena viajar por suas notas. Meus braços já arrepiam só nos ensaios”.

Denise Peloia interpretará uma grande ícone da nossa amada Zona Sul, Maria Apparecida Côrtes

SERVIÇO

1º Concerto da Temporada 2-22 da Orquestra Filarmônica Santo Amaro (Ofisa)

Local: Teatro Paulo Eiró

Endereço: Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro

Data: Domingo, 27 de março de 2022

Horário: 11 horas

Entrada Gratuita

**Indispensável comprovante de vacinação**


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.