O início de um novo ano é um bom momento para começar a escrita de um livro

0
737

Book advisor, Eduardo Villela explica o motivo e traz orientações de como começar um novo projeto


Todo final de ano traz consigo a vontade de iniciar algo novo, seja no âmbito pessoal ou profissional. Por isso, trata-se de uma época favorável para tirar do papel as ideias que estavam há tempos guardadas e colocá-las em prática. 

Com a escrita de um livro, não é diferente. Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no mercado editorial, explica que, “o início do ano é ótimo porque é um momento em que as pessoas realmente pretendem colocar em prática os principais projetos que planejaram para si. E escrever um livro é sonho importante para muitas pessoas. Se o autor começar a trabalhar na escrita de seu livro já em janeiro, são boas as chances de ele já ter o conteúdo da obra pronto ainda no primeiro semestre, o que torna viável que ela seja publicada no segundo semestre”, diz.

“Para começar bem a escrita de seu livro, primeiro cuide bem de seu espaço de escrita” destaca o especialista. Confira suas sugestões a seguir:

  • Escolha um ambiente onde você possa ficar isolado – É muito fácil se distrair com objetos e ruídos ao seu redor, como TV, barulhos diversos da rua etc. Por isso, se possível, escolha um local em que você possa ficar sozinho e que te permita ficar relaxado e focado. Mantenha distantes todos os itens e dispositivos eletrônicos não relacionados ao trabalho;
  • Mantenha organização – É importante que o ambiente esteja organizado. Um lugar bagunçado ou uma mesa lotada de papéis, documentos e outros objetos desnecessários gera caos e desorganização no pensamento do autor no momento de escrita. Uma mesa desordenada tira a atenção de seu trabalho. Um espaço de trabalho bagunçado desorganiza a mente e drena energia, o que afeta na qualidade de escrita;
  • Busque conforto – Um espaço de trabalho desconfortável também impacta na produtividade de quem escreve. Se possível, certifique-se de que tudo o que você tem em seu espaço de escrita inspire sentimentos positivos e aumente seu conforto. Contudo, não exagere! O ideal é não ser tão confortável a ponto de relaxar muito o corpo e a mente; 
  • Tenha tudo o que você precisa por perto – O ambiente precisa ter o que você precisa para escrever. Além de ferramentas básicas como canetas, lápis e algumas folhas, alguns escritores, por exemplo, gostam de manter um caderno ao lado do notebook para anotações ou deixam algumas revistas e livros na mesa para pesquisas e consultas;
  • Preste atenção à ergonomia – Ficar sentado por muito tempo de forma inadequada pode prejudicar sua coluna. E, como escritor, você passará muito tempo sentado. É importante, então, investir em uma cadeira de escritório confortável para o adequado apoio das costas. A postura é muito importante na hora da escrita, pois desconfortos no corpo podem atrapalhar o raciocínio;
  • Hidrate-se e alimente-se – Ao entrar em estado de fluxo e trabalhar por horas seguidas, o autor geralmente não percebe o tempo passar. Escrever é uma atividade intelectual na qual o cérebro gasta bastante energia, por isso é fundamental fazer algumas pausas para se hidratar e alimentar-se.

Outro ponto importante: quando se trata da escrita do primeiro livro, principalmente, o escritor precisa entender qual tema ele pretende tratar. “É muito comum pessoas que querem escrever seu primeiro livro de não ficção ficarem em dúvida sobre qual tema escolher. Assim, trago algumas sugestões servem como um guia útil para começar essa jornada”, complementa.

  • É importante a escolha de um tema que você conheça bem e tenha pleno domínio. Só assim você estará em condições de produzir um conteúdo que possa ser aplicado pelos leitores em seu dia a dia e ser útil na vida deles;
  • Outra boa maneira de encontrar seu tema é observar em quais assuntos as pessoas ao seu redor (clientes, parceiros de negócios, amigos etc.) te consideram referência. Você costuma ser consultado sobre o quê? É considerado expert em algo? Para quais temas as pessoas te procuram quando estão com alguma dificuldade, querem se aprofundar ou desejam aproveitar determinada oportunidade? 
  • Por fim, observe assuntos pelos quais você tem paixão. São aqueles sobre os quais você pensa todos os dias, que está sempre imerso e buscando saber mais e mais. Pode ser algum hobby ou mesmo alguma atividade específica dentro de sua atuação profissional.

“Saber com precisão quem serão os leitores de seu livro é outro item fundamental para quem está começando”, observa o book advisor. Os leitores só se interessarão por um livro se ele atender suas necessidades. Tais necessidades podem ser diversas: compreender um tema por alguma razão específica; busca de ferramentas, técnicas e metodologias para solução de problemas; informações que ajudem na realização de algum sonho; dentre outras. “Um dos maiores objetivos de quem deseja lançar seu livro é que ele seja lido pelo maior número possível de pessoas. Para que isso aconteça, o autor deve escrever seu livro tendo em mente as características e a realidade dos leitores, ou seja, pensar como a obra vai contribuir para melhorar a vida deles e levar isso para o conteúdo” explica Villela. Por fim, Villela recomenda que o autor busque assessoria especializada para construir seu livro. “Escrever não é uma tarefa fácil, por isso é importante contar com o auxílio de um especialista.

O book advisor, por exemplo, é uma espécie de arquiteto de livros. Ele vai acompanhar o autor durante todos os processos fundamentais de construção de seu livro: desde a criação da estrutura de capítulos e análise dos diferenciais que o tornarão único no mercado até o suporte necessário para a sua escrita e publicação (seja por meio de uma editora ou de forma independente).

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infantojuvenil e adulta.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.