O abandonado Santapaula Iate Clube, que fim levou?

10
20021

O espaço, que contém uma estrutura interessante, poderia estar sendo melhor aproveitado


Um espaço há muito subutilizado e abandonado na Avenida Robert Kennedy, Capela do Socorro, defronte a Represa de Guarapiranga. Trata-se do prédio do antigo Santapaula Iate Clube.

A estrutura inacabada do que viria a ser o Grande Hotel Interlagos, com cassino, salões de convenções, idealizado pelo construtor do bairro foi reformada e readequada pelos arquitetos Carlos Cascaldi e Artigas para ser um iate clube a pedido da Santapaula Melhoramentos S.A. que em 1960 comprou a área.

Na frente do terreno do Hotel uma outra área foi anexada para ser a Garagem de barcos e a sede náutica. A Garagem, em estilo brutalista, seria uma mostra do que Artigas realizaria em 1969 na construção do prédio
da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo. As sedes social e náutica foram interligadas por um túnel sob a então Avenida Atlântica.

Uma praia quase particular ao lado. Somente o conjunto principal tem cerca de 14.573m² de área construída em um terreno com 19.500m².

No início dos anos 80 o clube fechou as portas após anos de funcionamento. No final dos anos 70 já estava com problemas financeiros e cobrava taxas de uso dos sócios remidos (espécie de sócio fundador).

Há muitos anos está abandonado, apesar de informações dizerem que em 2008 uma tecelagem funcionava em parte das instalações.

Este prédio poderia ser desapropriado pela prefeitura e em seu local instalado um espaço de uso múltiplo.

Telecentro, Clube da Cidade, onde ficaria abrigado o Clube Escola de Remo, cursos de turismo (vocação ainda pouco explorada na região da Capela do Socorro), são alguns dos novos usos que poderão ser feitos deste espaço. O prédio é grande e com localização estratégica.

Em um plano estratégico da Subprefeitura de Capela do Socorro de 2004 citava- -se: criar um centro de referência dos recursos hídricos em parceria com a SVMA e SMC/DPH e valorizar o projeto arquitetônico do equipamento existente; Abrigar Agência de Turismo Sustentável, o Instituto das Águas, o Centro Cultural e o Centro de Vela da Guarapiranga.

Em 2001 abriu-se no Conpresp um processo de tombamento envolvendo a garagem de barcos, o túnel e a antiga sede social.

Fala-se que o atual proprietário deseja reformar o local para novamente ser clube. Mas imagino o quanto de impostos atrasados tenha-se ali.

Hoje com a valorização da região devido aos investimentos que a Prefeitura paulistana vem realizando no entorno de toda a Represa de Guarapiranga reavivaram o interesse do proprietário (isso incluiria o pagamento de indenizações aos antigos sócios que se viram nos anos 80 sem o clube pelo qual pagavam mensalidades e eram portadores de títulos pelo qual pagaram?).

Necessita-se rever de fato o uso deste e de muitos outros espaços pois diversos clubes faliram por problemas financeiros e de má gestão e tem espaços e estruturas que se reformadas poderiam ser utilizadas pela população.

Vista aérea da área do clube que ficava em frente à represa
Frequentadores do clube
O espaço segue sendo subutilizado
Situação atual devido ao abandono
Área interna do clube com piscina

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu e minha família fomos associados do “SantaPaula”, na década de 70.
    Mas infelizmente, não temos fotos do clube daquela época!!
    Eu ficaria muito feliz se pudesse rever o clube querido, que faz parte da minha infância!!
    Se alguém tiver imagens em fotos e vídeos daquela época, por favor, entre em contato comigo.
    Obrigada!
    Felicidades!!

      • Boa noite Jacqueline você tem fotos do Santapaula Iate Clube, se caso tiver poderia me enviar pois estamos fazendo um trabalho (atividade) de restauração no curso de arquitetura e estamos colhendo o máximo de imagem

        • Bom dia, Emerson! Como vai?

          Também sou estudante de arquitetura e pretendo fazer um projeto para o mesmo terreno, caso não se importe de compartilhar seu material de levantamento comigo, seria extremamente grata.

  2. É um grande prejuízo para quem era sócio remido ,porque pagou muito caro pelo título… E hoje ver tudo em ruína , o propósito é um só deverá ser um complexo que gerará lucro a uma única pessoa.Acontecru com clube De campo Delfim. Itapecerica Serra. Lindo condominio residencial alto nível.. E os sócios …perderam todas concessão. Alguém lucrou com a venda do espaço.

  3. Seria de grande utilidade pública, ou seja, para toda população, indiferente de classe social, a construção de um Hospital público de referência. Há a possibilidade de ter um estacionamento ligado ao hospital. Um hospital de referência como Albert Einstein, Sírio libanês, Hospital das clínicas, Santa casa, hospital São Paulo. Sabemos que muitos destes não estão à disposição da maioria da população e os pacientes precisam ser encaminhados. Na minha visão sempre o vi como um hospital. Sem saúde como aproveitar os prazeres de um clube, não tem como. Há espaço até para ter um heliporto. O espaço precisa ser útil e não restrito ao lazer de poucos.
    Obrigada 🙏

  4. Em 1997 eu comecei pescar tilápia neste lugar pegamos uma ocasião mais de 70 pesando cada uma mais de 600 gramas hoje em dia nem pescar não podemos pois quem toma conta de lá faz uso de arma de fogo e ameaça os pescadores!

  5. Acho interessante coisas antigas, mistério, espírito e ruínas com histórias bizarras.
    Se saber alguma coisa sobre isso pode publicar
    Obrigada!

  6. Meu pai João Lopes e mãe Goianita Vieira Póvoa tivemos o prazer com seus 5 filhos de desfrutar do clube na década de 70

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.