Novembro Azul: conheça alimentos que contribuem para a prevenção do câncer de próstata

0
615

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica a importância de uma dieta equilibrada para prevenir o surgimento de tumores malignos


Por: Oba Hortifruti

A chegada do mês de novembro traz consigo a cor azul como uma forma de alerta: a importância de realizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, esse tumor maligno, em específico, é considerado o segundo mais comum entre os homens. Até agosto de 2020, por exemplo, já haviam sido registrados quase 66 mil novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que diversos sistemas no nosso corpo se beneficiam com os nutrientes certos, favorecendo a imunidade e a divisão celular. “A alimentação saudável nos fornece componentes protetores, por isso, há menos risco de mutações indesejadas e menor morte celular precoce. Salmão e sardinha, ricos em ômega-3, uma gordura anti-inflamatória, são recomendados para prevenir o câncer de próstata. O açafrão pode ser colocado nessa lista também. Além disso, esse tempero possui um plus de ser antioxidante. Para enriquecer ainda mais a dieta, aconselhamos o consumo de vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve, por serem fontes de ácido fólico e atuarem, igualmente, de forma positiva, assim como o alho e a cebola, por possuírem ácidos sulfurados”, explica.

Também é importante reduzir o consumo de determinadas comidas. “Carnes processadas, como salsicha, frios e embutidos em geral; biscoitos recheados, gelatina e pães industrializados; e bebidas alcoólicas e açucaradas, como refrigerantes e sucos artificiais são os principais vilões nesse aspecto”, afirma a nutricionista.

Além da consciência acerca desses tipos de alimentos, é aconselhável aprender a identificar o que se é consumido, por isso, a leitura dos rótulos é fundamental. “Quanto menos ingredientes utilizados na elaboração dos produtos, melhor”, aconselha.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.