Novas conexões devem ser criadas na Zona Sul, indica Plano Cicloviário da Prefeitura

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No total, a cidade terá 173 novos quilômetros de conexões e 310 quilômetros em melhorias nas estruturas cicloviárias que já existem, com investimento de R$ 325 milhões


No próximo ano, novas ciclovias devem ser criadas na Zona Sul e em outras regiões da cidade, é o que prevê o Plano Cicloviário lançado pela Prefeitura. A ideia é que novas conexões sejam criadas nas Avenidas Faria Lima e Berrini, no Itaim Bibi; na Rua Araguari, Alameda dos Anapurus e Av. Aratas, em Moema; na Av. Carlos Caldeira Filho, no Campo Limpo; na Av. Jornalista Roberto Marinho, em Santo Amaro e outros locais.

No total, a cidade terá 173 novos quilômetros de conexões e 310 quilômetros em melhorias nas estruturas que já existem. “Com o Plano, a malha cicloviária da cidade se tornará mais segura, de melhor qualidade e focada em mobilidade, além de ter menor custo com sinalização.  O projeto também prevê 12 quilômetros de remanejamentos, considerando as particularidades do viário, a segurança dos usuários e a fluidez no trânsito. Nenhum quilômetro será retirado”, afirmou a Prefeitura.

A administração municipal pretende investir R$ 325 milhões no Plano Cicloviário e R$ 250 milhões no projeto de recapeamento da capital. A previsão é que a cidade de São Paulo tenha 676 km de vias para ciclistas em 2020.

As novas conexões foram criadas a partir de análises técnicas e audiências públicas com a população, priorizando os diferentes modais e a possibilidade de todo o trajeto ser feito com bicicleta, o que impacta na capacidade de fluxo da via e na quantidade de pistas ocupadas por automóveis nesses locais.

A Prefeitura garante que o novo modelo cicloviário dá mais segurança para os usuários, já que a sinalização desses locais será com tinta antiderrapante; haverá manutenção da drenagem e de guias e sarjetas; a cada metro serão instalados tachões e será feto reconstrução do canteiro, assim como recapeamento. “Queremos trazer a população cada vez mais para a mobilidade ativa e as novas conexões também foram pensadas nesse sentido, levando os usuários aos pontos de interesse da cidade”, disse Edson Caram, secretário de Mobilidade e Transportes.

Na Zona Sul, as vias que fazem parte do Plano Cicloviário são:

  • Av. Alberto Augusto Alves, no Campo Limpo | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Alberto Augusto Alves
  • Av. Prof. Alceu Maynard Araujo, em Santo Amaro | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Alceu Maynard Araujo
  • Rua Araguari, em Moema | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Araguari
  • Alameda dos Anapurus & Av. Aratas, em Moema | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Aratãs – Anapurus
  • Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no Jabaquara | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Armando de Arruda Pereira
  • Av. Carlos Caldeira Filho, no Campo Limpo/M’Boi Mirim | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Carlos Caldeira
  • Av. Jabaquara & Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Domingos de Morais (PGT)
  • Av. Roque Petroni Junior, Av. Profº Vicente Rao & Av. Vereador João de Luca, em Santo Amaro/Cidade Ademar | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Eixo Vicente Rao-Roque Petrone
  • Av. Indianópolis, em Moema | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Indianópolis
  • Rua Itapaiuna, no Campo Limpo | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Itapaiuna
  • Av. Jornalista Roberto Marinho, em Santo Amaro/Pinheiros | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Jorn. Roberto Marinho
  • Av. José Maria Whitaker, na Vila Mariana | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Av. José Maria Whitaker I e II
  • Av. Major Sylvio de Magalhaes Padilha, no Campo Limpo | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: MJ Silvio de Magalhães Padilha
  • Av. Jabaquara, Viaduto Arapua & Av. Pedro Bueno, em Vila Mariana, Jabaquara e Santo Amaro | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Pedro Bueno-Jabaquara
  • Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene, Rua da Granja Julieta, Av. Santo Amaro & Rua Irineu Marinho, em Santo Amaro | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: Rua Granja Julieta
  • Av. República do Líbano & Rua Manuel da Nóbrega, na Vila Mariana | ESTRUTURA CICLOVIÁRIA: República do Líbano-Manuel da Nóbrega

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