Not so close to Bolsonaro, just closed!

0
713

Como classificaríamos a bolada que Trump deu nas costas de Bolsonaro neste início de dezembro? Depois de tanta bajulação, esperava-se que Trump tratasse melhor o presidente Bolsonaro, mas… Empresto o inglês do técnico de futebol Joel Santana para esclarecer: Trump is not closed to Bolsonaro, just closed!

Oras, bolas! Que se esperaria de um presidente de uma nação “amiga”? Amigos, amigos, negócios à parte, já diz a sabedoria popular. Não é de hoje que o presidente Bolsonaro escolhe mal não somente seus ministros. Decepcionou Israel e agrediu nossos melhores parceiros comerciais.

Um grande problema, gerado pelo próprio Bolsonaro, é que o Brasil está sem embaixador dos Estados Unidos da América desde o dia 10 de abril, quando o ministro -da Terra Plana- das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, removeu o embaixador Sérgio Amaral, um grande e experiente embaixador.

Naquela época, o mais cotado para o posto nos EUA era o diplomata Nestor Forster, que é alinhado com o ministro Araújo e com o autodidata Olavo de Carvalho. Um mau sinal, já que seguir OC mostra que leu poucos livros de filosofia e tem um baixo respeito à educação formal.

Então, chegou julho, e quem foi alçado a candidato a Embaixador nos EUA? O filho Eduardo. E dá-lhe desgaste, agora também ao filho…

Aconteceu o episódio dos dois navios iranianos, Bolsonaro atendeu Trump para modificar a lei da TV paga, para a importação de etanol e trigo americanas sem tarifa e votou pelo embargo à Cuba.

Alguém precisa lembrar o presidente que o Brasil é uma nação soberana, a nona maior economia do globo (sim, o planeta é um geoide, não é plano), com PIB de US$ 1,85 trilhão. É preciso respeitar-nos primeiramente e fazer- nos ser respeitados. Tenho certeza que é o que todos os brasileiros esperam do presidente.


MARIO EUGENIO SATURNO é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano. (cientecfan.blogspot.com)

FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.