Nódulo de tireoide: como identificar?

0
1840

A função da tireoide é produzir dois hormônios chamados de T3 e T4 que controlam o ritmo do nosso organismo. Se esses hormônios estão aumentados, o seu metabolismo fica acelerado que é o que chamamos de hipertireoidismo e se por outro lado esses hormônios estão reduzidos o seu metabolismo fica mais lentificado, que é o hipotireoidismo.

O nódulo de tireoide popularmente conhecido como “caroço no tireoide” é um aglomerado de células da tireoide que pode ser sólido ou em parte por conteúdo líquido que é o que chamamos de cisto.

Quando você deve se preocupar?
Nódulos grandes: Na maioria das vezes é possível enxergar e palpar os nódulos quando são grandes, geralmente acima de 1,5 cm. Além disso, a depender do tamanho e posição você pode ter alguns sintomas como rouquidão, dificuldade para engolir e para respirar.

Nódulos produtores de hormônio: Alguns nódulos passam a produzir os hormônios T3 e T4 de maneira autônoma, sem seguir os mecanismos de regulação do corpo. Resultado: esses hormônios vão ficar aumentados causando hipertireoidismo que pode ter os seguintes sintomas:

  • Apetite aumentado
  • Nervosismo e agitação
  • Sudorese aumentada
  • Pulso acelerado
  • Metabolismo intestinal acelerado com flatulência, evacuações frequentes e em alguns casos diarreia
  • Tremor nas mãos
  • Perda de peso sem motivo
  • Pele ressecada

Características do seu nódulo: O seu nódulo está crescendo? Os nódulos tumorais normalmente são duros e tendem a crescer mais rápido que o normal. Você tem outros gânglios ou linfonodos aumentados no pescoço, popularmente conhecidas por ínguas? Nos casos mais graves os tumores de tireoide podem ter se espalhar para esses linfonodos o que chamamos de metástase. Cheque também se você não está com a voz rouca. A rouquidão para quem tem nódulo de tireoide também é um sintoma associado a presença de tumor.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.