Na decoração de época para sua casa, o seu estilo é mais ‘Vintage’ ou ‘Retrô?

0
3121

É comum confundir os dois estilos que se remetem à decoração de época; Saiba mais com a arquiteta Elaine Gonzalez


Existem muitos estilos de decoração, algumas remetem a sensação de nostalgia, como os estilos Vintage e Retrô. Se sua intenção é decorar a casa ou um ambiente de maneira nostálgica, a arquiteta Elaine Gonzalez traz inspirações e diferenças entre esses dois estilos, que são muito confundidos na hora da decoração.

O estilo retrô busca inspiração na decoração antiga, traduzido para o contemporâneo, podemos dizer que é uma releitura de um estilo ou época. As décadas de 70 e 80 são grandes inspirações. O retrô apresenta peças, geralmente, mais caras do que da atualidade, mas é mais acessível que o Vintage, já que são produzidas pela indústria atual.

Já o vintage é a própria decoração antiga, sem adaptações ou alterações com os tempos modernos, todos os elementos são originais e encontrados em antiquários ou lojas do gênero, desde porcelanas, luminárias, cristais, até o mobiliário.

Ambos trazem personalidade aos ambientes, o retrô costuma ser mais lúdico, enquanto o vintage mais sóbrio. O interessante é a maneira que esses estilos conversam com a decoração atual e até com a arquitetura do imóvel. Geralmente quem gosta do estilo vintage traz consigo peças de família, herdados por avós, bisavós ou uma linhagem mais distante.

No retrô se trabalha com materiais inusitados, brincando com cores mais fortes e muitas vezes com um toque de ousadia. Pode ser trabalhado de forma integral no ambiente, ou seja, tudo com o mesmo estilo, ou apenas com inserções. Vale lembrar que podemos inserir o estilo retrô em qualquer ambiente.

É muito comum misturar os estilos vintage e retrô, por isso, separamos alguns cuidados a tomar na hora de decorar.

No estilo Vintage: o excesso pode deixar o ambiente caracterizado com um antiquário; é preciso ficar atento as épocas datadas nas peças ao misturar no ambiente, criando harmonia entre os móveis; tome cuidado para não desvalorizar peças de época, misturando sem critério com réplicas atuais.

No estilo retrô: Como é uma releitura, é possível fazer adaptações, sem ser necessário ser uma cópia exata e fiel; É muito bem visto com cores vibrantes, mas importante manter o cuidado ao misturá-las; Para mergulhar fundo no estilo retrô, além dos móveis, vale muito a pena investir nos acessórios de decoração.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.