Museu Afro Brasil Emanoel Araujo apresenta exposição ‘Mães – No imaginário da arte’

0
2609

A mostra celebra as variadas representações e sentidos da figura materna em todas as sociedades


O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, dentro do Parque Ibirapuera, inaugura no sábado (13), às 11h, véspera do Dia das Mães, três exposições, dentre elas, “Mães – No imaginário da arte”, mostra gratuita que celebra a iconografia e os diversos sentidos da figura materna.

A realização compõe o primeiro conjunto de exposições temporárias após o falecimento de Emanoel Araujo (1940-2022), de forma eloquente e abrangente, como preconizava o fundador e diretor curador da instituição, num recorte que privilegia a arte brasileira colonial, acadêmica, moderna e contemporânea.

Mais de uma centena de obras, entre pinturas, murais, esculturas, gravuras e desenhos, confirmam o interesse e o poder que artistas de diversas matrizes culturais compreendem emanar dessa figura que é central a todas as sociedades. Obras do importante artista mineiro Maurino Araújo (1943-2020) e da contemporânea Lidia Lisbôa, artista paranaense radicada em São Paulo, integram esse diversificado conjunto.

Claudinei Roberto da Silva, curador convidado da instituição em 2023 e idealizador da mostra, ressalta a centralidade da figura materna desde a aurora da humanidade, com as primeiras representações pictóricas ou esculturais da “Grande Mãe”, da mítica e fundamental provedora da vida.

Elemento primordial a diversas cosmogonias, a Mãe também ganhou expressão nas literaturas sacras e profanas, nas potentes tradições estabelecidas através da oralidade, nas representações gráficas e pictóricas que seriam disseminadas em manuscritos e compêndios. Sua representação ocupou e ocupa, desde as paredes da mais recôndita caverna até os nichos e altares dos templos humildes ou suntuosos; ela se encontra nos ilês e nos terreiros, e na tradição do muralismo que ocupa as grandes metrópoles do ocidente.

Claudinei Roberto da Silva ressalta ainda o papel exercido pelas mães entre os afrodescendentes no Brasil e em outros territórios da afrodiáspora, extrapolando o nicho familiar, destacando a figura das ’mães de santo’. “As imponentes ialorixás, matriarcas que regem a vida espiritual e social de comunidades inteiras que, desde muito tempo, resistem, acalentam e incentivam a construção das complexas redes de relações que criam histórias e memórias”, enfatiza.

Horário de Funcionamento: terça a domingo – das 10h às 17h (permanência até 18h)
Ingressos: Entrada Inteira: R$ 15,00 / Meia Entrada: R$ 7,50. Grátis às quartas-feiras.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.