Muitos amam refrigerante, mas você sabe como e quando surgiu o famoso refresco?

0
6292

Embora presente nos restaurantes, os refrigerantes começaram como produtos farmacêuticos


Por volta de 1500, no séc. XVI, um povoado belga, da cidade de Spa, ficou famoso com exportação de garrafas com águas gasosas de fontes naturais, tal sucesso fez vários químicos estudarem por anos a procura da criação de uma água gaseificada produzida artificialmente.

Os químicos Joseph Prisestley (inglês) e Antoine Lavoisier (francês), entre 1772 e 1773, descobriram a fórmula de criar uma bomba para fixar o gás na água, com isso o farmacêutico Thomas Henry foi o primeiro a produzir água gaseificada industrialmente, em 1782.

Por volta de 1820, surgiu a ideia de colocar sabores nessa água, primeiro com o gengibre, em 1820, depois com o limão, na década de 1830. O primeiro ‘refrigerante’ patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais.

Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola. Somente no início do século XX, com a Revolução Industrial, foi possível produzir garrafas de vidro e tampinhas em forma de coroa, capazes de manter o gás no líquido até abrir, migrando os refrigerantes de farmácias para lanchonetes e restaurantes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.