Movimento Futuro lança e-book financeiro com auxílio da Valor Investimentos de forma gratuita

0
168

O material surge como apoio à comunidade escolar para trabalhar a educação financeira de forma aprofundada e lúdica dentro do projeto de vida dos estudantes


A Associação Movimento Futuro lançou um novo material didático que foca na educação financeira dentro das escolas e comunidades de todo o Brasil. O conteúdo do material teve contribuição de especialistas da Valor Investimentos, empresa que está entre os maiores escritórios credenciados à XP Investimentos e conta com oito escritórios em todo o país. O e-book foi disponibilizado em setembro deste
ano, de forma 100% gratuita nas plataformas digitais do Movimento Futuro. O objetivo é que ele traga insumos ao educador para o seu trabalho em sala de aula, bem como ao estudante e sua família, caso queiram aprender mais sobre o assunto.

Já imaginou a diferença que uma boa educação financeira, ainda na escola, não teria feito na sua conta bancária atual? Sim, ter consciência sobre as próprias finanças é enriquecedor! O aprendizado a respeito deste tema deve começar desde cedo, tanto é que, em 2020, o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas. No entanto, a falta de formação de profissionais da educação sobre como trabalhar o assunto de forma aprofundada, lúdica e significativa causa uma lacuna neste conteúdo. “Acreditamos que ainda existe uma crença de que é um assunto de adulto e de tema fora da escola, porque diz respeito à gestão familiar. E falta formação de professores por ser um assunto muito especializado, o que faz com que não seja fácil de comunicá-lo para os estudantes”, ressaltam Sofia Carvalho e Isabella Alchorne, diretoras e fundadoras do MF.

Organizar-se financeiramente faz bem para a saúde mental, principalmente para quem está ingressando no mercado de trabalho e espera colocar em prática todos os sonhos planejados para a fase adulta. De acordo com Juliana Alencar, psicóloga voluntária no Movimento Futuro, a vida financeira nos afeta mentalmente — assim como a saúde mental afeta a vida financeira — por ser comum as pessoas terem dificuldades de administrar suas finanças em razão de diversos fatores: sentimentos de medo, ansiedade e preocupação, que prejudicam as tomadas de decisão. “Um problema financeiro pode agravar a situação de quem já está com outras dificuldades, levando a pessoa a ter
pensamentos negativos em relação à vida, fazendo com que ocorra o aumento de quadros de ansiedade, angústia e podendo levar até mesmo a uma doença psicossomática”, explica a psicóloga.

Muitas dessas situações podem ser evitadas desde que as pessoas tenham o conhecimento básico sobre educação financeira, consigam organizar sua vida pessoal e planejar seu futuro.

PROJETO DE VIDA
O ensino sobre finanças está dentro do cronograma de uma das principais ações do Movimento Futuro: o Projeto de Vida.
Dentro dele (PV), estudantes dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio exploram as diferentes etapas da vida, tais como seus objetivos e papéis dentro da sociedade, bem como o que desejam fazer a níveis pessoal e profissional. Enfim, tudo aquilo que almejam para as suas vidas e como ter planejamento para que seus sonhos se transformem em realidade.

Com a introdução do Projeto de Vida na BNCC, faz-se necessário que este componente curricular tenha significado na vida dos estudantes e do professor “Abordamos o tema dentro de uma perspectiva de se viver bem, de realizar sonhos, de desenvolver habilidades socioemocionais, tais como organização e planejamento. Se não for assim, um conteúdo tão importante cai numa perspectiva neoliberal que não é pedagógica, nem tema escolar”, ressaltam as fundadoras e diretoras da associação. O MF já conseguiu atingir profissionais de diversos setores ao disponibilizar de forma gratuita seu e-book de educação financeira. E segue evoluindo neste projeto!

CURSOS GRATUITOS

Além do material sobre educação financeira, a associação MF proporciona encontros com a comunidade do Pós-Balsa, em São Bernardo do Campo (SP), levando mais conhecimento sobre o assunto. São cursos gratuitos com temas diversos: Administrando o dinheiro e realizando sonhos; Ganhando dinheiro – Direitos e Oportunidades; Dívidas; e Dinheiro que entra e Dinheiro que sai.

À frente destes encontros está Matheus Castro, Analista de Negócios e voluntário no MF, que, um sábado em cada mês, traz ensinamentos sobre o que é inflação, tipos de investimentos, economia (micro e macro), gestão e consumo. Tópicos presentes também no e-book, que percorre desde a história do dinheiro como moeda de troca, até como organizar um orçamento doméstico, visando perfis de investidor e investimento diferentes.

Falar sobre dinheiro não deveria ser um tabu, afinal, faz parte do dia a dia. E, se tratando do Brasil, gerenciar o pouco que se ganha e driblar as taxas de juros, passa a ser um assunto de obrigatoriedade de todos.

O e-book foi pensado para estudantes do Ensino Médio, mas também pode ser trabalhado de forma individual, como vemos nas reuniões feitas com jovens e adultos da comunidade em SBC, ou para outros anos de escolaridade.

Para ter acesso ao e-book de educação financeira visite www.movimentofuturo.org/e-bookeducacao-financeira e baixe gratuitamente. Um recurso abrangente e que qualquer pessoa interessada em melhorar sua relação com o dinheiro pode usufruir. A equipe de autores por
detrás deste livro transformou um tema pouco dialogado atualmente, em algo empoderador, com ferramentas disponíveis nas mais de 70 páginas do livro, que possibilitam as tomadas de decisão financeiras de cada um. A Associação Movimento Futuro, em conjunto com a Valor Investimentos, espera que todas as pessoas possam, de alguma forma, encontrar estabilidade financeira e prosperidade a longo prazo ao debaterem mais sobre o próprio dinheiro.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.