Metrô instala portas de plataforma na Estação Moema, da Linha 5-Lilás

0
826

As portas começaram a ser instaladas há um ano e, em setembro de 2020, teve início a fase de testes. No total, a Linha 5-Lilás tem 12 estações que funcionam com portas de plataformas e o Metrô pretende instalar os equipamentos em todas as 17 estações até o final de 2021


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que as portas de plataforma da Estação Moema, na Linha 5-Lilás, começaram a funcionar. De acordo com a pasta, “as portas garantem a segurança dos passageiros e otimizam a operação ao ter menos interferência na via”.

As portas começaram a ser instaladas há um ano e, em setembro de 2020, teve início a fase de testes. Nesse meio tempo, o Metrô e a empresa Bombardier começaram a trabalhar em várias estações ao mesmo tempo, sendo que antes realizavam o serviço em uma estação por vez.

Ainda existem outras quatro estações (Alto da Boa Vista, Campo Belo, Chácara Klabin e Largo 13) que estão em fase de comissionamento, ou seja, os testes são realizados em alguns períodos. As portas dessas estações, no entanto, deveriam ter começado a funcionar completamente no final do ano passado e, por causa do atraso, a empresa Bombardier já foi multada em mais de R$ 50 milhões.

Neste mês de fevereiro, a empresa Bombardier começou a montagem das estruturas das fachadas na estação Capão Redondo. Esse equipamento é necessário para instalar as portas de plataforma, já que o projeto original da estação não previa a implantação das portas.

Sobre a instalação das portas de plataformas das estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi e Santo Amaro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que a instalação segue “a todo vapor”.

Algumas dessas estações que ainda não tem as portas foram as que mais receberam passageiros em janeiro de 2021, como Capão Redondo (63 mil pessoas), Campo Limpo (26 mil pessoas) e Santo Amaro (56 mil pessoas).

E as estações mais novas e que já tem portas de plataforma, receberam menos de 10 mil pessoas no primeiro mês do ano, como Borba Gato (4 mil pessoas), Adolfo Pinheiro (6 mil pessoas) e AACD-Servidor (6 mil pessoas).

No total, a Linha 5-Lilás tem 12 estações que funcionam com portas de plataformas. A previsão é que até o final de 2021, as 17 estações da Linha estejam equipadas com portas de plataforma.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.