Metrô inicia operação das portas de plataforma da estação Campo Belo, na Linha 5-Lilás

0
901

Ainda existem estações na linha que não tem as portas das plataformas, enquanto estações mais novas e que recebem menos de 10 mil passageiros por mês já tem portas de plataforma instaladas e operando para segurança da população


No último sábado (1º), o Metrô iniciou a operação comercial das portas de plataforma da estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás.

A última estação que iniciou essa operação foi Moema, no mês de fevereiro. De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “as portas garantem a segurança dos passageiros e otimizam a operação ao ter menos interferência na via”.

Agora, ainda existem estações que não tem as portas das plataformas: Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi e Santo Amaro. As portas dessas estações, no entanto, deveriam ter começado a funcionar completamente no final do ano passado e, por causa do atraso, a empresa Bombardier já foi multada em mais de R$ 50 milhões.  

Na estação Alto da Boa Vista, os testes integrados das portas de plataforma foram finalizados em 12 de abril para ajustes, via software, o tempo de fechamento das portas. Na estação Capão Redondo, a instalação das portas terminou na última terça-feira (4) e agora tem início o período de testes.

Algumas dessas estações que ainda não tem as portas foram as que mais receberam passageiros em março de 2021, como Capão Redondo (56 mil pessoas), Campo Limpo (23 mil pessoas) e Santo Amaro (50 mil pessoas).

Enquanto isso, as estações mais novas e que já tem portas de plataforma, receberam 15 mil pessoas no terceiro mês do ano, como Borba Gato (4 mil pessoas), Adolfo Pinheiro (5 mil pessoas) e AACD-Servidor (6 mil pessoas).

A previsão é que até o final de 2021, as 17 estações da Linha estejam equipadas com portas de plataforma.

Em uma rede social, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, disse que as portas da estação Alto da Boa Vista serão colocadas em operação em breve e que “as portas de plataforma de Jabaquara e Tucuruvi [Linha 1-Azul] serão as próximas a serem instaladas, depois será a vez de Itaquera e Barra Funda [Linha 3-Vermelha]”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.