Médicos alertam que exame preventivo é a melhor maneira de curar o câncer de próstata

0
558

O mês de novembro é conhecido como “Novembro Azul”, quando os homens são mais encorajados a fazer exames de prevenção contra a doença. Esse encorajamento é importante porque muitos homens têm preconceito com o exame de toque e então, quando ocorre o diagnóstico, a doença já está em estágio avançado


Nesta terça-feira (17) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Vencer o Câncer, a previsão é de que os casos de Câncer de Próstata devem aumentar cerca de 80%, em todo o mundo, até 2040. Em 2018, cerca de 1.276.106 de homens foram vítimas do câncer de próstata e, em 2040, este número deve subir para 2.293.818. Neste período de 22 anos, o número de mortes cresceria de 284.145 para 625.020.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê que, entre 2020 e 2022, 66 mil novos casos de câncer de próstata devem surgir.

Por isso, o mês de novembro é conhecido como “Novembro Azul”, quando os homens são mais encorajados a fazer exames de prevenção contra a doença. Esse encorajamento é importante porque muitos homens têm preconceito com o exame de toque e então, quando ocorre o diagnóstico, a doença já está em estágio avançado.

“O exame de toque e PSA aumenta a chance de diagnóstico precoce e tem mais de 90% de chances de cura se o tumor for localizado. Além disso, é preciso dar atenção à saúde preventiva, pois a maioria dos cânceres, incluindo o de próstata, é assintomático em estágio inicial, quando os sinais acontecem, a doença já se encontra em situação mais avançada. E apesar de ser considerado um câncer da terceira idade, pode se desenvolver em qualquer faixa etária. Homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco e conversar com seu médico para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença”, explica o oncologista Raphael Brandão.

A próstata é a glândula do sistema reprodutor masculino, fica localizada abaixo da bexiga e é responsável por produzir o esperma, junto com as vesículas seminais. O exame preventivo, se realizado precocemente, é o principal meio de aumentar as chances de cura.

Os principais fatores de risco são:

  • Obesidade
  • Histórico familiar de câncer de próstata
  • Raça: homens negros têm mais tendência a ter a doença

Os principais sintomas são:   

  • Dor óssea
  • Dor ao urinar
  • Sangue na urina e/ou no sêmen
  • Vontade de urinar com frequência

“O diagnóstico precoce é fundamental, pois permite tratamentos menos agressivos e com altos índices de sucesso. Por isso, a indicação dos especialistas é que, a partir dos 50 anos, a realização de exames de rotina vire um compromisso para toda a população masculina”, destaca o urologista William Nahas.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.