Linhas 4-Amarela e 5-Lilás alertam passageiros e colaboradores sobre a Neuromielite Óptica

0
1670

Exposição compõe as ações da Campanha Março Verde para a conscientização sobre a patologia, que afeta o sistema nervoso central


A ViaQuatro – responsável pela manutenção e operação da Linha 4-Amarela de metrô – e a ViaMobilidade – Linha 5-Lilás -, em parceria com a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), realizam a exposição Março Verde. A mostra está nas estações Faria Lima, Linha 4-Amarela, e Borba Gato, Linha 5-Lilás, até dia 30 de março, com vinte imagens informativas sobre a neuromielite óptica (NMO).

Os cartazes expõem informações sobre a NMO, doença autoimune que atinge o sistema nervoso central, em maior parte, os nervos ópticos e a medula espinhal. Como essa é uma doença rara e sem cura, a curadoria trouxe informações para esclarecimento e cuidados com os sinais.

Para tanto, a exposição traz a hashtag #NãoMenosprezeOsSinais como lema. Os cartazes anunciam sintomas que podem ser os sinais a se atentar e aqueles que não. Além disso, estão publicados testemunhos de pessoas que convivem com a doença, revelando que “ter o diagnóstico de uma doença neurológica, inflamatória e recorrente, rara, grave e ainda sem cura não é uma sentença de morte”, como afirma Daniele Americano, que convive com a NMO há 10 anos.

“Fizemos a exposição nas estações de metrô para falar sobre a Neuromielite Óptica porque, apesar de poder também afetar a visão, ela possui uma série de outros sinais e sintomas, como perda de sensibilidade, formigamentos, dificuldade de locomoção. Um dos objetivos é dar visibilidade para a vivência com a patologia, que envolve uma série de questões para além dos sintomas visuais, contribuir para diagnósticos mais precoces e uma maior conscientização da sociedade sobre a patologia”, afirma Bruna Rocha, Gerente Geral da Associação Crônicos do Dia a Dia.

Em março, é comemorado o Dia Mundial de Optometria, área da Saúde focada nos olhos. Então, para ressaltar a relevância do cuidado com eles, as associações CBOO (Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria), WCO (World Council of Optometry), ALDOO (Asociación Latinomericana de Optometría y Óptica) e entidades estaduais filiadas formaram uma parceria para criar a Campanha Março Verde: Conscientização em Saúde Visual – unindo à homenagem a necessidade de se prevenir.

Estudos apontam que mais de 96 milhões de brasileiros sofrem com problemas de visão. Desse montante, cerca de 6 milhões são crianças em idade escolar, desassistidas pela falta de implementação de um programa eficaz de saúde.

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, a exposição é uma forma de garantir a saúde e bem-estar de todos. “O cuidado e o bem-estar de seus clientes são premissas das duas concessionárias que buscam ser referência em mobilidade humana, por isso, ao falar sobre a NMO, queremos que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre a importância do ‘Março Verde’ e informar a população sobre como determinadas doenças podem ser identificadas e, posteriormente, tratadas”, diz.

Serviço:

Exposição “Março Verde” – Associação Crônicos do Dia a Dia – até dia 30 de março

Estação Faria Lima – Linha 4-Amarela

Estação Borba Gato – Linha 5-Lilás


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.