Linha 5-Lilás promove campanha ‘Diagnóstico precoce salva vidas’ contra o câncer infantil

0
212

15 de fevereiro foi instituído pela Childhood Cancer Center (CCI), organização mundial de apoio a pacientes oncológicos pediátricos, como o Dia internacional de Conscientização do Câncer Infantil


Durante o mês de fevereiro, os usuários da Linha 5-Lilás, que passam pela Estação Hospital São Paulo de metrô, poderão ver a exposição “Diagnóstico precoce salva vidas”. A ação é uma iniciativa do Hospital do GRAACC em parceria com a ViaMobilidade e o Instituto CCR para chamar a atenção da população sobre os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.

Todos os anos estima-se que mais de 400 mil crianças e adolescentes com menos de 20 anos serão diagnosticados com a doença no mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são cerca de 8 mil casos por ano, sendo a doença que mais causa mortes na população infantojuvenil.

Para aumentar as chances de cura é preciso conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e o encaminhamento para tratamento em centros especializados em oncologia pediátrica, como o Hospital do GRAACC.

“Quanto mais cedo tratarmos, mais chance temos de vencer”, são as mensagens presentes em quadros espalhados pela estação. A exposição chama a atenção de que os sintomas do câncer infantil são parecidos com algumas doenças típicas da infância, como febre e dores de cabeça constantes, palidez, caroço na barriga, pernas e outras partes do corpo, perda de peso sem causa aparente, manchas na pele, entre outros. A exposição ainda alerta que se os sintomas persistirem entre sete e 10 dias, um diagnóstico detalhado se torna necessário.

A exposição permanece na Estação Hospital São Paulo até 29 de fevereiro, com a perspectiva de conscientizar os passageiros que passarem pelo local. “Queremos promover, junto ao GRAACC e ao Instituto CCR, esse alerta tão importante para crianças e adolescentes. Nosso serviço perante a população vai além de transportar pelos trilhos, e sim trabalharmos juntos por uma sociedade melhor. E a Linha 5-Lilás, que tem diversos hospitais em seu percurso, abraça com orgulho essa campanha”, diz o diretor de Operações da ViaQuatro e ViaMobilidade Linhas 5 e 17, Antonio Marcio Barros Silva.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.