Lei de autoria do Vereador Marcelo Messias cria Virada Odontológica em SP

0
979

Messias é o primeiro vereador Dentista eleito na Câmara Municipal de São Paulo


A cidade de São Paulo terá a partir desde mês, mais um evento comemorativo em seu calendário anual, trata-se da Virada Odontológica, cujo objetivo é regionalizar ações de assistência social, educação e vigilância em promoção e prevenção da saúde bucal com dentistas voluntários e também profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Para o autor da Lei Municipal nº 17.709, o Vereador Marcelo Messias, a data marca o mês comemorativo do profissional Cirurgião-Dentista, e a realização da ‘Virada Odontológica’ cria laços com entidades sociais, a população civil e instituições de ensino, contemplando os munícipes das regiões mais populosas da capital paulista. “Teremos um polo da campanha instalado em cada ponto da cidade. A nossa expectativa é que 5.000 pessoas sejam atendidas”, comemora.

Primeiro vereador Dentista eleito na Câmara Municipal de São Paulo, Marcelo é cofundador do Instituto Dentistas na Rua (IDR) e especialista em implantes dentários. Atualmente o parlamentar possui 34 Projetos de Lei aprovados e centenas de Projetos de Lei em tramitação.

Dados do IBGE de 2019 mostram que 34 milhões de brasileiros, com mais de 18 anos, perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. Na mesma pesquisa, o IBGE apontou que menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento.

“É importante reforçar, ainda, que algumas condições extremas de má higiene bucal podem, até mesmo, resultar em um comprometimento sistêmico, como no caso do câncer de boca e língua infecções e de bacterianas que chegam ao coração, causando endocardite. Todas essas condições também podem ser primariamente diagnosticadas pelo dentista. Por isso, é fundamental a conscientização sobre a importância do acompanhamento odontológico e realização de cuidados diários com escovação, uso de fio dental e alimentação adequada”, finaliza Marcelo Messias.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.