Junho Violeta: um alerta a importância da conscientização sobre o ceratocone

0
802

Nesse mês, especialistas chamam a atenção para a doença que provoca perda progressiva da visão e aparece, principalmente, nos mais jovens


Por: CEMA

Muitas doenças oculares surgem em decorrência do envelhecimento, mas algumas delas aparecem bem cedo, como é o caso do ceratocone. Esse distúrbio provoca uma mudança na estrutura da córnea, que fica em formato de cone, alterando a capacidade visual. “É uma enfermidade genética, que se desenvolve na adolescência. Pelo fato de provocar perda progressiva da visão em uma idade de desenvolvimento é tão perigosa”, explica o oftalmologista do Hospital CEMA, Márcio Siqueira. Em 2018 foi criado o Junho Violeta, como forma de chamar a atenção para importância da conscientização sobre o ceratocone.

“Como não é possível influenciar a genética do paciente, a nossa função é alertar para os hábitos que podem piorar a doença, causando complicações como perda da visão”, detalha o Dr. Márcio. Segundo ele, um dos hábitos mais nocivos é coçar os olhos. Esse ato pode servir como um gatilho para o desenvolvimento e também para a progressão do ceratocone. Alergias e exposição solar são igualmente perigosas. “Todas as alergias que levam ao aumento no ato de coçar os olhos promovem a piora da doença, como é o caso da conjuntivite alérgica, rinite, asma e dermatites”, explica o médico do CEMA. Alguns medicamentos muito utilizados no Brasil também podem agravar o problema, principalmente aqueles que influenciam na superfície ocular e causam alterações, como olhos secos.

O tratamento da doença baseia-se na estabilização do quadro e diminuição do ceratocone. Para estabilização, o principal procedimento é o Crosslinking, técnica que utiliza radiação ultravioleta, associada a uma substância chamada riboflavina, que aumenta a rigidez da córnea, fortalecendo as fibras que sustentam a córnea. Para diminuição do quadro, é utilizado o anel intracorneano, em casos iniciais e moderados, e transplante de córnea, nos casos avançados. O ceratocone, quando não tratado, pode provocar perda da visão, por isso é essencial a conscientização e o correto tratamento.


FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.