JK Iguatemi em parceria com a Pinacoteca de São Paulo apresenta a 4ª edição do Projeto Pina no JK

0
333

Obras do artista Emannuel Nassar (Capanema, Pará, 1949), serão exibidas de 23 de agosto a 23 de outubro


A Pinacoteca de São Paulo se junta ao JK Iguatemi, para mais uma edição do projeto Pina no JK, que está acontecendo desde o dia 23 de agosto, com exibição de duas obras da coleção do museu no Piso 1 e 2. Pinacoteca e Iguatemi, parceiros há 10 anos, promovem uma programação onde o público terá a chance de apreciar de perto, dois trabalhos renomados do artista Emannuel Nassar (Capanema, Pará, 1949) e que fazem parte do acervo da Pinacoteca: Roda Alfabética e Cruzeiro do Sul.

Em 40 anos de carreira, Nassar dá ênfase à cultura popular brasileira, em diálogo com outras matrizes como o neoconcretismo e a arte pop. Placas de caminhões, letreiros de comércio, inscrições em muros: tudo é motivo para seu trabalho. Nele encontramos crítica e encantamento relativos à forma como as coisas do cotidiano são produzidas, às memórias que trazem consigo e ao que acontece quando são descartadas.

No primeiro trabalho, Roda Alfabética, o artista pinta sobre uma estrutura circular encontrada em um ferro velho. Com ela, o artista configura uma espécie de alvo, e em seu centro localiza um diminuto mapa do Brasil. Em torno desse mapa, suas iniciais orbitam como pontos cardeais. Com humor e ironia, Nassar nos leva a refletir sobre as relações entre centro e periferia, reorganizando os polos hegemônicos do país a partir de um sistema de linguagem que lhe é próprio.

Em Cruzeiro do Sul, o artista representa o mapa da América do Sul cercado pela constelação que dá título à obra. O conjunto de estrelas pode ser avistado de qualquer país do céu meridional, motivo pelo qual se tornou um símbolo cultural para diversas nações, como o Brasil. A pintura é composta por quatro lâmpadas que, além de remeterem ao brilho intenso emitido por essas estrelas, evidenciam ainda mais o continente que Nassar pinta no centro da composição.

Sobre a parceria

A arte sempre fez parte da essência do JK Iguatemi e essa parceria de sucesso, desenvolvida há dez anos, conta com o apoio contínuo da Iguatemi na programação e manutenção do museu. “É motivo de grande satisfação promover, em um único espaço, a união de universos aparentemente distintos, mas que possuem total sinergia. Expor obras do acervo de um dos principais museus brasileiros nos corredores do shopping é a possibilidade de impulsionar a cultura em nosso país”, afirma Carlos Jereissati Filho, Conselheiro na Iguatemi S.A.

“O projeto Pina no JK, é sempre uma oportunidade muito especial para circular obras importantes do acervo da Pinacoteca, muitas que foram doadas pelo próprio shopping ao longo de mais de 10 anos de parceria”, conta Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca.

Edições anteriores da Pina no JK

A primeira edição desta parceria aconteceu em 2018 e foram expostas obras de Carmela Gross e Claudia Andujar. A segunda edição do projeto Pina no JK, ocorreu em 2019 e exibiu uma coletânea dos artistas Armando Prado e Cristiano Mascaro. Já a terceira edição realizada em 2022 apresentou obras do multiartista brasileiro Cabelo (nome artístico de Rodrigo de Azevedo Saad) e da artista Regina Parra.

Serviço:

PinanoJK

JK Iguatemi
Data: 23.08 a 23.10.2023
Horário de funcionamento: Segunda-feira à sábado das 10h às 22h e Domingo das 11h às 22h
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo- Piso 1 e Piso 2
Telefone: (11) 3152-6800


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.