Janaína Lima se empenha na solução de enchentes em Moema

0
775
Reunião da Subprefeitura de Santo Amaro

A vereadora Janaína Lima promoveu uma reunião com moradores, prefeitura e Secretaria de Obras para resolver o problema


A população de Moema enfrenta, há anos, os problemas de enchente nos períodos chuvosos. Segundo os moradores as enchentes são recorrentes, mas essa situação se agravou nos últimos 15 anos, com a construção de prédios, o que dificultou o escoamento das águas do Córrego Uberabinha.

O problema é antigo, mas ganhou destaque no noticiário em março de 2023, com a morte da moradora Nayde Pereira Cappellano, de 88 anos, que ficou presa no carro que dirigia e que foi arrastado por uma enxurrada na rua Gaivota, em Moema.

A solução das enchentes na região vinha sendo estudada por órgãos públicos, que chegaram a propor a instalação de um piscinão que implicaria na desapropriação e demolição de imóveis, em especial de uma vila na região, o que provocou a revolta dos moradores.

Depois de visitar a região e tomar conhecimento dos problemas de Moema, a vereadora Janaína Lima promoveu em seu gabinete, em meados do ano passado, uma reunião com moradores e o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Marcos Monteiro, para encaminhar propostas e soluções. No encontro, representantes de associação de moradores de Moema colocaram a posição contrária a instalação de piscinão e eventual desapropriações. Outra reunião foi realizada com a presença da vereadora e o secretário em 07 de fevereiro, na Subprefeitura da Vila Mariana

Segundo os moradores, a interferência da vereadora Janaína Lima junto à prefeitura e à Secretaria foi responsável pela mudança de planos da prefeitura. Nos encontros foram apresentados três projetos, e o mais conveniente foi pela construção de túneis-reservatórios capazes de deter as cheias nos períodos chuvosos.

Segundo a vereadora Janaína Lima. O trabalho foi importante porque se chegou uma solução inovadora que será implantada ela primeira vez em São Paulo. A medida atende às reivindicações dos moradores porque tem baixa interferência, não desapropria áreas na sua implantação. “A solução alternativa ao piscinão é eficiente, mantém os moradores, não gera problema no bairro e soluciona a questão das enchentes” disse a vereadora.

Para o pessoal de área técnica, as simulações realizadas, para verificar a capacidade dos túneis-reservatórios em suportar grandes volumes de chuva, mostrou que não haverá inundações nas ruas Ibijaú e Gaivota para o tempo de recorrência de 25 anos, o que se configurou no maior tempo testado nas simulações e no melhor resultado obtido em comparação com as demais alternativas.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.