Instituto Jatobás oferece programação especial e gratuita em novembro e dezembro na região da Água Espraiada

0
604

Galpão Jatobás terá atividades culturais e educacionais gratuitas para todas as idades, incluindo aulas de música, batalha de rimas e baile da terceira idade


Instituto Jatobás, organização sem fins lucrativos que atua na região da Água Espraiada, zona sul de São Paulo, apresenta sua programação gratuita para os meses de novembro e dezembro. Destinado para todos os moradores das 24 comunidades do entorno, o Galpão Jatobás vai receber atividades culturais, educacionais, artísticas e de bem-estar, incluindo jogos lúdicos, batucada, batalhas de hip hop e contação de histórias, com a proposta de promover a troca de conhecimentos e proporcionar uma agenda diversificada para todas as faixas etárias, desde crianças até a terceira idade. 

O Campo Belo se caracteriza por ser um bairro de ampla disparidade social e carente de espaços de cultura. O Galpão Jatobás é o primeiro centro cultural da região e, desde 2022, se dedica a ser uma área agregadora, funcionando como um ponto de encontro e criação de vínculos entre os moradores. “Toda a programação oferecida no Galpão Jatobás é uma iniciativa que representa o compromisso com a promoção da cultura local e o enriquecimento da comunidade, proporcionando um espaço inclusivo para o aprendizado, a expressão e a conexão em um local que necessita de apoio e investimento social”, conta André Menezes, líder do território.
 

Confira a programação completa:

Aulas de Dança Funcional

Com a proposta de promover saúde, bem-estar e integração social para as comunidades da região, o Galpão Jatobás oferece às sextas-feiras, até o dia 22 de dezembro, aulas de dança funcional com o professor Willian da Silva. O educador físico prepara as atividades a partir de uma variedade de gêneros musicais, apresentando diferentes estilos de dança. A programação é destinada para todas as idades.

Quando: 24/11, 1/12, 8/12, 15/12 e 22/11, sempre sexta-feira, das 10h00 às 11h30.

Curso de Audiovisual

Em parceria com o Coletivo Água Espraiada Vive, Rede Espraiada e Instituto Quilombo Urbano, o Instituto Jatobás abre inscrições para a segunda turma do curso de audiovisual, para jovens a partir de 15 anos. Por meio do ensino das técnicas audiovisuais e o acesso a equipamentos de qualidade, com recursos profissionais para gravação, edição e produção, os jovens das comunidades da Água Espraiada e região serão capacitados a produzir conteúdos para mídias sociais e documentários, podendo se tornar agentes de mudança da sua própria comunidade e história. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro.

Quando: 25/11 e 02/12 das 19h00 às 21h00.

Aulas de Batukada para Todas as Idades

O Galpão Jatobás terá atividades para quem procura uma dose de ritmo, cores e alegria. Em parceria com o Instituto Quilombo Urbano, o Instituto Jatobás oferece aulas de batucadas aos domingos para pessoas de todas as idades e níveis de experiência. Estimulando a criatividade, o aprendizado e a integração social, todos os interessados podem participar. Os instrumentos serão oferecidos pelas instituições.  

Quando: 26/11, domingo, às 17h00.

Viva a Terceira Idade

Com apoio do Instituto Jatobás e Rede Espraiada, a programação do Galpão inclui atividades com foco na terceira idade. Idealizado pelas lideranças comunitárias Maria Fátima Viana e Terezinha Maria Sousa, o Viva a Terceira Idade tem realizado  bate-papo com especialistas, atividade física, dança, chá da tarde e bingo. No dia 18 de novembro terá show, bingo e café da tarde e no dia 9 de dezembro, acontecerá o Baile da Terceira Idade, com muita música e dança para público 60+.

Quando: 09/12 – Baile da Terceira Idade, das 14h00 às 17h00.

Batalha da Espraiada: A Arte do Rap e Hip-Hop

Com a proposta de celebrar e promover a cultura hip-hop, o Galpão Jatobás será palco da Batalha de Rima da Espraiada em uma programação mensal fixa. O primeiro centro cultural da Água Espraiada abre espaço para o rap, tendo Sabotage, uma das maiores influências das periferias e favelas da zona sul de São Paulo, como referência. No dia 25 de outubro, o Galpão vai reunir os MC’s locais para a segunda edição da batalha e dia 16 de dezembro acontecerá a batalha. 

Quando: 25/11 – segunda edição e 16/12 – batalha dos campeões, às 20h00.

Revitalização: Transformando Comunidades

Com intuito de melhorar a vida dos moradores das favelas Levanta Saia e Morro do Piolho, o projeto Revitalização: Transformando Comunidades, desenvolvido pelos líderes comunitários Mateus Silva e Tiêta Rodrigues com apoio do Instituto Jatobás e Rede Espraiada, tem objetivo de revitalizar as áreas para deixar o ambiente mais arejado e com plantio. A favela Levanta Saia recebeu a ação no dia 27 de outubro e no dia 25 de novembro será a vez do Morro do Piolho. A atividade é aberta para todos os voluntários que puderam participar. 

Quando: 25/11 – Favela Morro do Piolho

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização sem fins lucrativos que há 18 anos trabalha para promover o desenvolvimento de pessoas, a inovação social e o fortalecimento de redes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnew.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.