Galpão Jatobás terá atividades culturais e educacionais gratuitas para todas as idades, incluindo aulas de música, batalha de rimas e baile da terceira idade
O Instituto Jatobás, organização sem fins lucrativos que atua na região da Água Espraiada, zona sul de São Paulo, apresenta sua programação gratuita para os meses de novembro e dezembro. Destinado para todos os moradores das 24 comunidades do entorno, o Galpão Jatobás vai receber atividades culturais, educacionais, artísticas e de bem-estar, incluindo jogos lúdicos, batucada, batalhas de hip hop e contação de histórias, com a proposta de promover a troca de conhecimentos e proporcionar uma agenda diversificada para todas as faixas etárias, desde crianças até a terceira idade.
O Campo Belo se caracteriza por ser um bairro de ampla disparidade social e carente de espaços de cultura. O Galpão Jatobás é o primeiro centro cultural da região e, desde 2022, se dedica a ser uma área agregadora, funcionando como um ponto de encontro e criação de vínculos entre os moradores. “Toda a programação oferecida no Galpão Jatobás é uma iniciativa que representa o compromisso com a promoção da cultura local e o enriquecimento da comunidade, proporcionando um espaço inclusivo para o aprendizado, a expressão e a conexão em um local que necessita de apoio e investimento social”, conta André Menezes, líder do território.
Confira a programação completa:
Aulas de Dança Funcional
Com a proposta de promover saúde, bem-estar e integração social para as comunidades da região, o Galpão Jatobás oferece às sextas-feiras, até o dia 22 de dezembro, aulas de dança funcional com o professor Willian da Silva. O educador físico prepara as atividades a partir de uma variedade de gêneros musicais, apresentando diferentes estilos de dança. A programação é destinada para todas as idades.
Quando: 24/11, 1/12, 8/12, 15/12 e 22/11, sempre sexta-feira, das 10h00 às 11h30.
Curso de Audiovisual
Em parceria com o Coletivo Água Espraiada Vive, Rede Espraiada e Instituto Quilombo Urbano, o Instituto Jatobás abre inscrições para a segunda turma do curso de audiovisual, para jovens a partir de 15 anos. Por meio do ensino das técnicas audiovisuais e o acesso a equipamentos de qualidade, com recursos profissionais para gravação, edição e produção, os jovens das comunidades da Água Espraiada e região serão capacitados a produzir conteúdos para mídias sociais e documentários, podendo se tornar agentes de mudança da sua própria comunidade e história. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro.
Quando: 25/11 e 02/12 das 19h00 às 21h00.
Aulas de Batukada para Todas as Idades
O Galpão Jatobás terá atividades para quem procura uma dose de ritmo, cores e alegria. Em parceria com o Instituto Quilombo Urbano, o Instituto Jatobás oferece aulas de batucadas aos domingos para pessoas de todas as idades e níveis de experiência. Estimulando a criatividade, o aprendizado e a integração social, todos os interessados podem participar. Os instrumentos serão oferecidos pelas instituições.
Quando: 26/11, domingo, às 17h00.
Viva a Terceira Idade
Com apoio do Instituto Jatobás e Rede Espraiada, a programação do Galpão inclui atividades com foco na terceira idade. Idealizado pelas lideranças comunitárias Maria Fátima Viana e Terezinha Maria Sousa, o Viva a Terceira Idade tem realizado bate-papo com especialistas, atividade física, dança, chá da tarde e bingo. No dia 18 de novembro terá show, bingo e café da tarde e no dia 9 de dezembro, acontecerá o Baile da Terceira Idade, com muita música e dança para público 60+.
Quando: 09/12 – Baile da Terceira Idade, das 14h00 às 17h00.
Batalha da Espraiada: A Arte do Rap e Hip-Hop
Com a proposta de celebrar e promover a cultura hip-hop, o Galpão Jatobás será palco da Batalha de Rima da Espraiada em uma programação mensal fixa. O primeiro centro cultural da Água Espraiada abre espaço para o rap, tendo Sabotage, uma das maiores influências das periferias e favelas da zona sul de São Paulo, como referência. No dia 25 de outubro, o Galpão vai reunir os MC’s locais para a segunda edição da batalha e dia 16 de dezembro acontecerá a batalha.
Quando: 25/11 – segunda edição e 16/12 – batalha dos campeões, às 20h00.
Revitalização: Transformando Comunidades
Com intuito de melhorar a vida dos moradores das favelas Levanta Saia e Morro do Piolho, o projeto Revitalização: Transformando Comunidades, desenvolvido pelos líderes comunitários Mateus Silva e Tiêta Rodrigues com apoio do Instituto Jatobás e Rede Espraiada, tem objetivo de revitalizar as áreas para deixar o ambiente mais arejado e com plantio. A favela Levanta Saia recebeu a ação no dia 27 de outubro e no dia 25 de novembro será a vez do Morro do Piolho. A atividade é aberta para todos os voluntários que puderam participar.
Quando: 25/11 – Favela Morro do Piolho
Instituto Jatobás
O Instituto Jatobás é uma organização sem fins lucrativos que há 18 anos trabalha para promover o desenvolvimento de pessoas, a inovação social e o fortalecimento de redes.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnew.com.br