Desde a fundação do instituto diversos materiais de higiene foram distribuídos
Criado em 2014, o Instituto Dentistas na Rua (IDR) realiza tratamento odontológico de qualidade às pessoas menos favorecidas. O projeto é exercido por dentistas e acadêmicos que encontraram no projeto social a forma mais humana de exercer a sua profissão.
Dados do IBGE de 2019 mostram que 34 milhões de brasileiros, com mais de 18 anos, perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. Na mesma pesquisa, o IBGE apontou que menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento.
O Vereador Marcelo Messias é co-fundador do Instituto Dentistas na Rua (IDR), e além da função de parlamentar, exerce seu trabalho no projeto. “Quando fazemos o que gostamos, sentimos prazer. Gosto muito de ajudar ao próximo, e o IDR me possibilita isso. Através de um projeto nosso, é que criamos a Virada Odontológica na cidade, um marco e um benefício para todos nós”, pontua.
Desde a sua fundação, foram distribuídos mais de 100 mil kits higiênicos, em mais de 500 ações voluntárias espalhadas pela cidade. O IDR conta com diversos parceiros que disponibilizam itens de higiene bucal (escova, creme dental, fio dental), materiais didáticos (macro modelos e materiais educativos impressos), insumos descartáveis, entre outros.
“Essa ajuda tem sido extremamente útil para as nossas ações, e são elas que fazem as atividades acontecerem. Recentemente participamos do Congresso Internacional de Odontologia (CIOSP) e conquistamos 300 novos dentistas voluntários para as nossas ações, reforçando sobre a relevância de ações sociais voltadas à saúde bucal. Por isso, lutamos para que esse movimento aumente, mobilize ainda mais pessoas, pois o nosso foco é ajudar aos mais necessitados”, finaliza Marcelo Messias.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br