Histórias Gregas em Sinais e Imagens, espetáculo será apresentado em unidades dos CEUs na capital paulista

0
1499

Montagem ocorre simultaneamente em português e libras, tendo como suporte a bicicleta, marca registrada do grupo e uma caixa que se transforma em cenário


Uma bicicleta, uma caixa que se transforma em cenário e duas atrizes-contadoras de histórias atuando ao mesmo tempo em linguagem oral e em libras. Em síntese esta é a proposta de Histórias Gregas em Sinais e Imagensespetáculo infantil criado pelo grupo Ciclistas Bonequeiros, que circulará pela cidade de São Paulo no mês de janeiro em diversas unidades dos CEUs – Centros Educacionais Unificados, dentro do projeto Recreio nas Férias, a partir do dia 17 de janeiro.

No espetáculo, as contadoras de histórias Bianca Viunas e Bruna Burket, relembrarão famosos mitos gregos como A Caixa de PandoraAsas de ÍcaroPrometeu Acorrentado e Ulisses e as Sereias, sob direção e dramaturgia de Gustavo Guimarães Gonçalves.

A criação se apropria do formato Kamishibaistécnica milenar japonesa, em que um contador ia até povoados distantes e narrava histórias para crianças que nunca haviam presenciado uma apresentação artística, utilizando apenas uma caixa-cenário. Trata-se de uma estrutura teatral em miniatura, que no decorrer da narrativa exibe diversas imagens que dialogam com o enredo, colaborando assim com a compreensão visual da história.

Libras – Além disso, é importante ressaltar que o espetáculo foi concebido em perfeita sintonia entre as linguagens oral e em libras, em que a dupla de atores-contadores se desenrola num jogo cênico, fazendo com que a encenação seja acessível ao público não ouvinte, porém longe da conhecida tradução simultânea em libras.

Em cena, os atores incorporam os sinais nas próprias histórias, fazendo com que tanto as crianças e jovens ouvintes quanto as surdas aprendam sobre as histórias, os sinais em libras e a diversidade. O resultado é uma perfeita união entre inclusão e introdução de obras literárias clássicas para este público.

“É mais do que arte pensada no sentido da acessibilidade, é a abertura para novos olhares e descobertas visuais que transpõem as barreiras didáticas, que se aproximam de um ambiente verdadeiramente inclusivo sem a interferência da figura do intérprete”, explica o grupo.

Durante o espetáculo, há ainda a interação com a plateia, que participa ativamente da história quando palavras e termos são ensinados e contextualizados na narrativa. “O projeto explora a percepção dos sentidos, fazendo uso de duas narrativas simultâneas (libras e português), respeitando a comunidade surda, valorizando os potenciais da Libras e aproximando-se cada vez mais de plateias heterogêneas”, enfatiza a companhia.

FICHA TÉCNICA

Histórias Gregas em Sinais e Imagens – Grupo Ciclistas Bonequeiros

Elenco: Bruna Burket e Bianca Viunas

Direção e dramaturgia: Gustavo Guimarães Gonçalves

Vídeo sobre o espetáculo: www.youtube.com/watch?v=20-uDGPf4FU&t=31s

PROGRAMAÇÃO – CEUs

Dia 17/01 – CEU Lajeado

Endereço: Rua Manuel da Mota Coutinho, 293

Horário: 10h

Dia 17/01 – CEU Inácio Monteiro

Endereço: R. Barão Barroso do Amazonas, s/n

Horário: 14h

Dia 18/01 – Associação Jardim Nazaré

Endereço: Rua Santo Antônio da Vargem Alegre, 2

Horário: 10h

Dia 18/01 – Associação Moradores do Jaraguá

Endereço: Travessa Dona Luiza Ursula, 103

Horário: 14h

Dia 19/01 – CEU Butantã

Endereço: Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870

Horário: 10h

Dia 19/01 – CEU Uirapuru

Endereço: Rua Nazir Miguel, 849

Horário: 14h

Dia 20/01 – CEU Cantos do Amanhecer

Endereço: Av. Cantos do Amanhecer, S/N – Jardim Eledy

Horário: 10h

Dia 20/01 – CEU Guarapiranga

Endereço: Estr. da Baronesa, 1120

Horário: 14h

Dia 21/01 – CEU São Mateus

Endereço: R. Curumatim, 201

Horário: 10h


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.