Hamilton VS Verstappen foi o maior duelo do Século XXI?!

0
1297

A melhor temporada se encerrou com uma última volta lendária, louvado seja o homem que modificou as curvas de Abu Dhabi


Temporada 2021

Que ano fantástico que acabamos de assistir na Fórmula 1, 2022, sem dúvidas, foi o final mais eletrizante nos últimos anos! Lewis Hamilton teve de lidar com um maduro Verstappen, que não perdeu a única oportunidade de ser campeão e consagrou seu nome entre as lendas do automobilismo.

Falando sobre a temporada, primeiramente pela mídia, a cobertura que a TV Bandeirantes fez em sua estreia foi muito acima das expectativas, com muito mais conteúdo e programas falando mais sobre os bastidores, mergulhando no universo da categoria junto com os fãs, foi um show de transmissão.

O ano começou com uma vitória de Hamilton no GP do Barém e pensei: “será mais um domínio da Mercedes…”, e foi quase se confirmando com 4 vitórias dele em 5 corridas, mas a Red Bull no último ano de parceria com a Honda e, também no último ano da era de motores híbridos, finalmente construiu um carro páreo e, até mesmo superior a Mercedes.

Lembrando que os motores híbridos chegou na Fórmula 1 em 2014, de lá pra cá, foram 7 títulos consecutivos da Mercedes, em todos os 6 que Hamilton foi campeão, foi antecipadamente, ou seja, Hamilton sempre chegou em Abu Dhabi já com o campeonato definido.

A última e única vez que Abu Dhabi decidiu o título foi em 2014, com Nico Rosberg, seu então companheiro de equipe, sagrando-se campeão e aposentando em seguida.

Red Bull Honda: Max Verstappen e Sergio Perez

Redbull, Honda, Sergio Perez e Max Verstappen protagonizaram um ano em muito harmonia e confiabilidade nestas parcerias:

A equipe de mecânicos sempre eram um dos mais rápidos a fazerem pit stop, com pouquíssimas margens de erro, além disso o carro era muito competitivo e até superior ao da Mercedes;

A Honda está saindo pela porta da frente da Fórmula 1, a última vez que havia ganhado um título foi com Ayrton Senna, em 1991, revivendo uma nostalgia de glórias;

Sergio Perez viveu seus altos e baixos na temporada, mas foi fundamental na tática contra Hamilton, em Instambul não cedeu a posição ao inglêse agora em Abu Dhabi dificultando ao máximo a ultrapassagem, deixando Max Vertappen se aproximar;

E, claro, o inédito campeão holandês, Max Vertappen, para delírio da torcida laranja, que a cada ano ganhou mais e mais fãs, sendo tão grande quanto a torcida da Ferrari. O menino prodígio confirmou as expectativas, quando teve um carro competitivo, foi lá e fez, foram 10 vitórias, e quando Hamilton demonstrou reação, vencendo três seguidas antes de Abu Dhabi, soube manter a concentração e lidou com o psicológico muito bem, chegando sempre em segundo, chegar empatado em pontos na última corrida demonstra o talento puro de um prodígio querendo confirmar seu talento e um veterano vencedor de tudo na vida, Hamilton liderou boa parte da corrida, mas o safety car entrando e dando a última volta para os dois disputarem no braço (mesmo com Mx com pneus melhores), foi grand finalle de uma temporada digna de cinema. Deveríamos fazer uma estátua para o homem que redesenhou a pista de Abu Dhabi, foi exatamente na curva nova que Verstappen fez a ultrapassagem do século XXI, ainda assim soube manter a pressão intensa de Hamilton e conseguiu se manter, fez até um pequeno drift na última curva para entrar para a história!

Um digno vice-campeonato

E Lewis Hamilton foi, na minha opinião, e olha que acompanho rotineiramente a Fórmula 1 desde 2000, o melhor vice-campeão, ele merecia tanto quanto Verstappen esse título, na verdade, qualquer um que ganhasse seria muito merecido, e Hamilton deve comemorar sim esse vice campeonato, afinal, o vice em seu ano de estreia foi por conta de um erro bobo dele no GP da China, uma das últimas corridas daquela temporada, perdendo o campeonato por 1 ponto; com Rosberg foi uma briga de egos e Hamilton não gostou nada de ter perdido, agora foi uma briga braço a braço até a última curva, e Hamilton perdeu dando o seu máximo, por isso saúdo Max Verstappen, o mais novo Campeão Mundial de Fórmula 1!

Expectativa e futuro

Agora a temporada entra em férias e não sabemos do que esperar de 2022, como se comportarão os novos carros? Que serão menores e mais lentos… Como cada equipe se dedicou para a produção desses novos modelos, por exemplo, a Haas já havia anunciado desde antes de começar a temporada que estava focando no carro de 2022, e esse foi sua pior temporada, sempre em último e penúltimo, será que veremos Mick Schumacher e Nikita Mazepin brigando pelo Q2? Teremos surpresas? Como Ferrari e McLaren, que foram os grandes rivais do pelotão intermedário, se comportarão? Já pensou Norris, Sains, Leclerc e Riccardo com chances de vitória e título?

George Russell está mudando para a casa do primo rico, saindo da Williams, que tem motor Mercedes também, para a equipe sênior, tornando o novo companheiro de Hamilton, lembrando um pouco de Michael Schumacher, ele e Barrichello foram bons companheiros e rivais, mas quando Felipe Massa foi para a Ferrari, após Schumacher ser vice para Alonso, Massa aprendeu muito com Schumacher, primeiro foi um segundo piloto, depois que Schumacher se aposentou, Felipe brigou pelo título, justamente com Hamilton, até a última curva, em 2008, no fatídico GP Brasil 2e 2008.

Hamilton também ganhou tudo e vem de um vice épico, aplaudido de pé igual a Croácia foi aplaudida de pé pela sua torcida na Copa do Mundo de 2018, agora já começa os pensamentos de até quando vai correr, e até quando ficará na Mercedes, acho que Rusell poderá amadurecer muito tendo Hamilton mais como um pupilo, do que como um rival, como foi no caso de Rosberg, quando Hamilton sair, Russel vai voar!

Agora que Verstappen é o primeiro campeão da nova geração da Fórmula 1, será que ele abriu a porteira? Carlos Sainz, Charles Leclerc, Lando Norris, George Russell, Pierre Gasly são pilotos que, na minha visão, se darem a eles um carro competitivo, vão ter chances de título. Todos eles vão ganhar? Meu amigo, já passaram 770 pilotos na Fórmula 1, e Verstappen foi, apenas, o 34º piloto a ser campeão… É um clube para poucos!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.