A ação fez parte do programa Controle do Espaço Público, que tem como foco a redução significativa do uso inapropriado do espaço público e o devolvendo a uso regular e coletivo da sociedade
Conforme solicitação da sociedade santamarense da região e muitas reclamações do espaço público, totalmente tomado pelos homens em situação de rua, e ainda, pequenos delitos de ordem policial, a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM), juntamente com a Subprefeitura de Santo Amaro, fizeram a integração com o serviço social e orientação de ordem para a desocupação do espaço público, seguindo as diretrizes e o deslocamento para um abrigo, totalmente ajustado.
Após feita todas as tratativas de ordem social, foi realizada a Operação de Limpeza – Zeladoria urbana, pela Equipe da Subprefeitura de Santo Amaro, sendo o Planejamento Operacional Policial feito pela Guarda Civil Metropolitana na Proteção de todos os Agentes Públicos presentes. A Polícia Militar (PM) também foi acionada nessa integração de Policiamento, o serviço transcorreu dentro da normalidade e muito elogiada pelo público que transitava no local.
Durante a operação foram recolhidos diversos materiais inservíveis na Praça, além de drogas e celulares encontrados que foram apresentados ao 11º DP. Não houve confronto e as pequenas intercorrências foram mediadas de forma pontual pela Guarda Civil Metropolitana, não havendo a utilidade do uso da força.
Órgãos Envolvidos e Meios: Guarda Civil Metropolitana – SMSU: 04 Viaturas e 12 Servidores; Subprefeitura de Santo Amaro – SPSA: 03 Caminhão e 21 Servidores; Polícia Militar do Estado de São Paulo: 04 Viaturas e 08 Servidores.
Autoridades Presentes: Guarda Civil Metropolitana; Clóvis de Oliveira – Inspetor de Divisão e Comandante Regional – GCM; Rubens Teixeira – Inspetor de Divisão e Oficial Assistente – GCM.
Subprefeitura de Santo Amaro: Subprefeita de Santo Amaro, Patrícia Penna e o Agente Vistor, Edson Fernando.
Polícia Militar: Capitã Fernanda e Sargento Cavalcanti.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br