O projeto “Limpeza na Represa” já retirou 109 sacos de 100 litros de lixo, uma moto e um colchão de uma prainha situada no bairro Jardim Represa, região da Osec. Outra ação está marcada para o dia 19 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, na região de Interlagos
Por: Projeto Limpeza na Represa
No último domingo (30) de agosto, um grupo de amigos criou um projeto voluntário que tende a fortalecer temas atuais e importantes nos dias de hoje: a questão ambiental, o cuidado com os mananciais e o lixo.
Nessa época de pandemia, com muitas pessoas em casa, o consumo de água subiu consideravelmente, deixando o nível da Represa Guarapiranga em sinal de alerta com 49% de sua capacidade. No ano passado, no mesmo período, a represa tinha 85%.
O problema vai mais além: com a estiagem, o leito da represa apareceu, revelando uma quantidade absurda de lixo que normalmente está submersa escondendo a gravidade do assunto. Diante disso, Ge Lopes (ativista de Interlagos), Hugo Teodoro e João do Amaral (Fundadores do Grupo Vegano GrajaVeg) tiveram a ideia de organizar um mutirão coletivo às margens da represa, respeitando as normas de prevenção do COVID-19.
Com o local escolhido, o ambiente amplo a céu aberto e uso de EPI’s, em dois dias (30/08 e 06/09) o grupo tirou 109 sacos de 100 litros de lixo, uma moto e um colchão de uma prainha situada no Bairro Jardim Represa, região da Osec. Essa coleta fez com que a pequena praia, antes um lixão à céu aberto, se tornasse um lugar lindo para se contemplar o pôr-do-sol.
Muitos moradores se sensibilizaram com ação e se juntaram ao grupo, tendo como finalização do serviço a colocação de placas que citam normas e frases que procuram conscientizar à todos que ali frequentam sobre a preservação do local e da natureza.
“Que essas ações se multipliquem na cidade de São Paulo e por todo o país. Muitos reclamam das queimadas na Amazônia, mas não cuidam nem da pracinha em frente de casa. Está na hora da população se conscientizar e começar a fazer com que o tema ‘sustentabilidade’ esteja mais presente dentro dos nossos lares. Começando pelo lugar onde você mora, assim somando as ações de cada um formaremos uma ‘revolução ambiental positiva’, o planeta, seus filhos e netos irão agradecer”, afirma o grupo.
Uma ação está marcada para o dia 19 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, na região de Interlagos. Para mais informações, acesse as redes sociais dos organizadores do projeto “Limpeza na Represa”: instagram: @gelopestyle e @grajaveg
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
Parabéns à reportagem.
Parabéns ao grupo.
Para conseguir mudar mundo,
Temos que mudar, primeiro, o de cada um.
Fantástica a ação, quando será a próxima. Quero participar. 😀
Gostaria muito de participa dos próximos eventos
Gostaria muito de participa dos próximos eventos se for possível