Grupo cria abaixo-assinado contrário ao prolongamento da Marginal do Rio Pinheiros

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Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

Reivindicação é de que a obra destruirá uma das poucas áreas verdes próximas ao Rio Jurubatuba


Um grupo de moradores da Zona Sul de São Paulo criou um abaixo-assinado contrário ao prolongamento da Marginal do Rio Pinheiros. Eles reivindicam a criação do Parque Linear Jurubatuba, localizado à margem esquerda do canal do Rio Jurubatuba e que vai da Represa Billings até o canal do Rio Guarapiranga, com aproximadamente 7km de extensão e 130 hectares de área verde, uma das maiores da cidade.

O grupo exalta o fato do parque ser um espaço único na cidade, por ser a única área verde às margens do Rio Pinheiros sem avenidas marginais e que possui grande potencial de ser um dos principais parques urbanos da capital. Eles defendem que o Parque Linear Jurubatuba seja implantado definitivamente na região, como previsto no PIU Arco Jurubatuba desde 2016.

A Prefeitura de São Paulo anunciou, no final de 2023, a abertura da licitação para a obra e pretende, no dia 05/03/24, selecionar a empresa que ficará responsável pela construção da marginal, por isso, o grupo tem pressa em recolher assinaturas contrárias ao prolongamento.

Acesse o abaixo-assinado em: chng.it/JdM7nknZ7y

O projeto de prolongamento

O projeto consiste no prolongamento da via Marginal Oeste do Rio Pinheiros em 8 km de extensão, com início após a Ponte João Dias, no entroncamento com a Avenida Guido Caloi, até a conexão com a Avenida Jair Ribeiro da Silva. Além de expandir a infraestrutura viária, o objetivo do empreendimento é aprimorar o sistema já existente, proporcionando aos usuários maior segurança e fluidez no trânsito e em suas interconexões.

Além do prolongamento da via, o novo sistema viário será composto pelas interligações com todas as pontes ao longo do trajeto, começando pela ponte Transamérica, seguida da Ponte do Socorro, Ponte Jurubatuba e Ponte Vitorino Goulart da Silva, na Av. Jair Ribeiro da Silva, além de acessos viários aos bairros. A iniciativa também abrangerá a construção de novas pontes e viadutos.

A via projetada contará com três faixas de rolamento, cada uma medindo 3,50 metros de largura, acompanhadas por faixas de segurança de 1 metro de largura em ambos os lados, e ciclovia compartilhada no lado mais próximo do Rio Jurubatuba.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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