Governo lança programa inédito de capacitação e emprego para jovens da Fundação Casa

0
846

“O programa utilizará ações de suporte aos adolescentes nas áreas de assistência social, educação, saúde, capacitação e empregabilidade”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa


O Governador João Doria realizou, na segunda-feira (13), o lançamento do Programa Minha Chance, voltado a jovens da Fundação Casa para capacitação e inserção no mercado de trabalho. A ação inédita vai encaminhar à empregabilidade até 14,6 mil adolescentes. O Governo de SP fará um investimento de mais de R$ 25 milhões no programa, que vai significar inclusão social na vida dos participantes.

“Estamos cumprindo um programa de reinserção no mercado formal de trabalho para que os jovens da Fundação Casa possam ter uma nova etapa de vida; uma vida digna e correta com a remuneração pelo seu trabalho. A melhor assistência social é o emprego, a carteira assinada e a possibilidade de evoluírem”, destacou Doria. “Isso vai restabelecer a dignidade desses jovens e vai ser um exemplo de São Paulo para o Brasil”, completou.

O Programa Minha Chance se destina a jovens que são atendidos na medida socioeducativa de internação e semiliberdade ou nos programas de internações provisória e sanção.

“O objetivo é que estes jovens que vão passar pelo programa de pós-medida tenham um acompanhamento e uma ponte com o mercado de trabalho para evitar a reincidência em atos infracionais”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Doria e o Secretário assinaram o termo de colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Rede Cidadã, que será responsável pela gestão do programa. A OSC foi selecionada por meio de processo licitatório, com edital de chamamento público divulgado em setembro deste ano. O termo de colaboração terá prazo de 22 meses.

Emprego

O Programa de Empregabilidade da Fundação CASA vai fazer o encaminhamento dos jovens para cursos de capacitação profissional compatíveis com a escolaridade, buscar a inserção no mercado de trabalho e oferecer mentoria no processo de adaptação à vaga com acompanhamento por seis meses durante a permanência no emprego.

Além disso, a Organização Social será responsável por prestar serviços de triagem, sensibilização e monitoramento sobre vinculação e permanência no ensino formal após o cumprimento da medida. Também serão realizadas ações de desenvolvimento de competências socioemocionais dos adolescentes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.