Governo de SP decreta estado de emergência para dengue

0
100

Decisão foi tomada depois que o estado atingiu mais de 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes


O governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), grupo coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, após São Paulo atingir 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nos últimos dias. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial ainda nesta terça-feira (5).

“A gente trabalhou com os dados do painel de monitoramento: 311 casos por 100 mil habitantes. A gente está em epidemia, segundo o que a OMS (Organização Mundial da Saúde) determina dos casos confirmados”, disse Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças do Estado de São Paulo.

Ainda de acordo com Regiane, a gestão estadual monitora os sorotipos da dengue circulando no estado de SP. Atualmente, a incidência é maior da dengue tipo 1 e 2. A taxa de positividade está em 40%.

Desde a semana passada, o crescimento de casos da doença em São Paulo já chamava a atenção. Na quinta-feira (29/2), 116 cidades estavam em situação epidêmica de dengue, segundo levantamento realizado pelo Metrópoles com base em dados da Secretaria Estadual da Saúde.

O decreto permite que os gestores públicos destinem recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação, além de aporte do Ministério da Saúde. 22 municípios já decretaram emergência dos 645 do estado.

Fonte: G1 e Metrópoles


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.