Férias nas Fábricas de Cultura têm oficinas de circo, drone, podcasts e muito mais

0
71

Durante o mês de julho, as Fábricas de Cultura da capital, Diadema, Osasco e Iguape oferecerão mais de 200 atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos


Públicos de todas as idades poderão explorar as linguagens da dança, circo, música, escrita criativa, cultura tradicional, artes visuais, teatro, foto e vídeo, além da tecnologia, de maneira livre e lúdica durante todo o mês de julho nas Fábricas de Cultura. Por meio das Oficinas de Férias as unidades das zonas Norte (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã) e Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís) da capital paulista, além de Diadema e Osasco, na Região Metropolitana, e Iguape no Vale do Ribeira, que são gerenciadas pela Poiesis, irão oferecer 223 atividades, sendo 32 virtuais disponibilizadas pelo YouTube, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição durante todo o mês. Confira alguns destaques:

No dia 12 de julho, às 10h, a Fábrica de Cultura Brasilândia realiza a oficina Futebol de Botão, que, além da prática, buscará discutir com os participantes questões ligadas ao tema, como torcidas e respeito dentro do estádio. O circo terá espaço na unidade Jaçanã no dia 13 de julho, às 16h, com a oficina de Gincana Acrobática em que os participantes participarão de um circuito com desafios acrobáticos.

Até as Fábricas de Cultura se renderam ao sucesso na rede social Tik Tok. No dia 14, às 15h, a unidade Brasilândia promove a Batalha de TikTok, onde os participantes participam de etapas seletivas e eliminatórias para ver quem é o maior conhecedor de dancinhas da rede. 

Já a Fábrica de Cultura 4.0 Iguape oferece a oficina Construindo Músicas na Rima e na Batida que possibilitará ao público um contato com a arte do Hip Hop através de roda de conversa visando estimular a construção de suas próprias músicas. A oficina será realizada no dia 15, às 14h. Para quem gosta da natureza, a oficina Hortas Urbanas, na unidade Jaçanã, é a atividade perfeita. Realizada no dia 15, às 16h, os participantes terão a prática de manejo da terra para plantio em canteiro e sementeira para vasos. Os participantes poderão levar sua planta para casa.

Na Fábrica de Cultura 4.0 Osasco, música e tecnologia irão nortear a agenda de férias. No dia 15 de julho, das 10h às 12h, será realizada a oficina online Voando com Segurança: Legislação de Drones, que mostrará os pontos principais da regulamentação em vigor, para uso recreativo e profissional de drones no espaço aéreo brasileiro. Já tentou cantar? Acha difícil? Ou que não é para você? No dia 19 de julho, das 14h às 16h, a oficina Técnicas de Canto ensinará exercícios práticos de canto.

A Fábrica de Cultura Capão Redondo realiza a oficina Jogo de Tabuleiro, com foco em damas, no dia 19, às 9h30. No espaço da biblioteca, seis duplas irão participar de um mini torneio de damas que entregará troféu e medalhas aos vencedores. Às 15h, será possível participar na oficina de Malabares com claves, argolas, bolinhas, pratos e diabolos.

Também no dia 19 de julho, às 19h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza a atividade Customização de Jeans. Na oficina, cada participante irá customizar uma peça própria com bordados, aplicações e estamparia com botões. A atividade é indicada para quem quer iniciar na costura e aprender a fazer reparos à mão.

Em Diadema, os pipeiros terão sua vez com a oficina Confecção de Pipa, realizada no dia 20, às 10h. Aqui, o público aprenderá o passo a passo para confeccionar a própria pipa em seus variados estilos: raia, peixinho, quadrado, entre outros. Já na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha será possível aprender Outros Jeitos de Fazer Pinball, numa oficina de Jogos de Madeira. A partir das 14h30, os interessados irão criar o tradicional jogo pinball aplicando técnicas básicas de marcenaria em diversos materiais para jogar coletivamente.

No dia 21 de julho, a literatura ocupará a unidade Diadema com a oficina online de Fanzine, realizada às 13h30. A proposta é que os participantes conheçam essa possibilidade de comunicação e divulgação de ideias através do desenvolvimento do próprio fanzine. A partir das 14h, na unidade Iguape, será realizada a oficina Construindo o Disco de Newton que permitirá ao público ver na prática um experimento da física para entender a composição básica da luz branca.

No dia 22 de julho, a partir das 14h30, será a vez da oficina Podcast para Iniciantes com Celular, que ocorrerá na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. A atividade apresentará ferramentas e softwares gratuitos para se criar um podcast com celular. A criançada criativa encontrará espaço na unidade Jardim São Luís com a Oficina de Bonecos – Desenho de Criança, no dia 27 de julho, às 14h. Na oficina, as crianças são convidadas a soltar a imaginação e criar um boneco utilizando materiais simples. 

Confira a programação completa das Oficinas de Férias no site das Fábricas de Cultura. Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154. O Programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

SERVIÇO:

Faixa etária: Livre

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530


CUSTOMIZAÇÃO DE JEANS

Presencial.

19/7 – Terça-feira – 19h às 21h

20 vagas.

OFICINA DE BONECOS – DESENHO DE CRIANÇA

Presencial.

27/7 – Quarta-feira – 14h às 16h.

20 vagas.

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

JOGO DE TABULEIRO (DAMA)

Presencial – 2º andar (Biblioteca).

19/7– Terça-feira – 9h30 às 11h30.

18 vagas.

MALABARES

Presencial.

19/7– Terça-feira – 15h às 17h.

20 vagas.

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180

CONFECÇÃO DE PIPA

Presencial.

20/7 – Quarta-feira – 10h às 12h.

20 vagas.

OFICINA DE FANZINE

Online.

21/7 – Quinta-feira – 13h30 às 15h30.

20 vagas.

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

FUTEBOL DE BOTÃO

Presencial.

12/7 – Terça-feira – 10h às 12h.

26 vagas.

BATALHA DE TIKTOK | PARTE II

Presencial.

14/7– Quinta-feira – 15h às 17h.

20 vagas.

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

GINCANA ACROBÁTICA

Presencial.

13/7– Quarta-feira – 16h às 18h.

20 vagas.

HORTAS URBANAS

Presencial.

15/7– Sexta-feira – 16h às 18h

20 vagas 

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

JOGOS DE MADEIRA – OUTROS JEITOS DE FAZER PINBALL

Presencial.

20/7 – Quarta-feira – 14h30 às 16h30.

10 vagas.

PODCAST PARA INICIANTES COM CELULAR

Presencial.

22/7 – Sexta-feira – 14h30 às 16h30.

10 vagas.

FÁBRICA DE CULTURA OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 9.1415-1640 | (11) 9.4234-2608

VOANDO COM SEGURANÇA: LEGISLAÇÃO DE DRONES

Online.

15/7 – Sexta-feira – 10h às 13h

15 vagas.

TÉCNICAS DE CANTO TARDE

Presencial.

19/7 – Terça-feira – 14h às 16h.

15 vagas. 

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

CONSTRUINDO MÚSICAS NA RIMA E NA BATIDA 

Presencial.

15/7 – Sexta-feira – 14h às 16h

20 Vagas.

CONSTRUINDO O DISCO DE NEWTON 

Presencial.

21/7 – Quinta-feira – 14h às 16h

20 Vagas.

—— 

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidade Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Funcionamento das bibliotecas:

De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção. 

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.