Fábricas de Cultura começam 2021 com atividades para diversas idades

0
632

Música, artes visuais, contação de história e brincadeiras: em janeiro a agenda integrada das Fábricas de Cultura traz atividades culturais online


Música, artes visuais, contação de história e brincadeiras. Em janeiro a agenda integrada das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – traz atividades culturais online para diversas idades sem a necessidade de inscrição para participar. Toda a programação é gratuita.

16 de janeiro, às 18h | Será apresentado atividades ligadas à música: o lançamento da mixtape Get on up, idealizada pelo dançarino e produtor Elton Ramos (Diferencial Style), com mixagem e materização do Mano Réu (Timbres Produções). O trabalho tem como característica o princípio básico da cultura Hip Hop, a bateria e o sampler para mostrar como esses pilares transformaram nossa música no que ela é hoje. Transmissão: no canal do YouTube das Fábricas de Cultura

16 de janeiro, às 19h | mini documentário “A arte física do vinil”, da produtora MTRC. A breve produção audiovisual homenageia os discos de vinil, com a fala de colecionadores retratando as suas paixões por essa cultura, e destaca a experiência sonora, as capas icônicas e outros elementos que transformaram o disco em artefato histórico e afetivo.

21 de janeiro, às 19h | Já o Projeto Resistência Artística oferece um workshop sobre produção musical e comunicação que pode colaborar em ideias de produção, divulgação e distribuição de um trabalho, ou até mesmo conhecer possibilidades para administrar carreiras. Redes Sociais: Táticas de atuação por meio de Marketing estratégico; Produção Musical: Produção por meio de parcerias; Produza sua própria carreira: Entenda as ferramentas necessárias para que você possa se produzir serão as temáticas trabalhadas. Formação também será veiculada pelo YouTube.

24 de janeiro, às 15h | De forma divertida e pedagógica, em Jogos e Brincadeiras musicais – desafios sonzando será exercitada a possibilidade da percussão corporal com orientação da dupla Sonzando. A vivência online via página de Facebook (https://www.facebook.com/fabricasdecultura/), busca aplicar uma brincadeira musical de forma simples com ritmos e melodias do próprio corpo.

24 de janeiro, às 17h | “Favela Funk Finlândia”, nome do documentário feito pela produtora Smart, será exibido pelo YouTube. Os rappers finlandeses Gracias, Paleface, Joonas Saartamoand a.k.a Jonde e o produtor de beats, Flam, viajaram para o Rio de Janeiro em 2015 para fazer workshops de hip hop com jovens das comunidades e conhecer a vida urbana local. O intercâmbio considerava ainda a gravação de uma faixa com o lendário produtor, ativista da cultura de rua e organizador do encontro, Marcelo Yuka, e com o rapper brasileiro PC. O registro busca expressar que mesmo lugares tão distantes um do outro, podem ser aproximados e unidos pela música.

27 a 31 de janeiro, às 11h | o público poderá conferir pelo IGTV do Instagram do programa a atividade Pensamentos do Tuingo. A série de cinco 5 vídeos mostra Nico Serrano, o palhaço Tuingo, investindo na criatividade audiovisual para criar pensamentos cotidianos e engraçados, fazendo a diversão de quem estará assistindo.

29 de janeiro, às 18h | A música negra pode ser um mar de sensações. Para analisar esse contexto, o podcast com o coletivo Ouvidos Negros, produzido diretamente da zona sul de São Paulo, levará o público a sensações e possíveis descobertas da experiência de sentidos e memórias que a música afrodiaspórica nos traz. Jazz, blues, samba ao hip hop, funk e soul estarão presentes na atividade via SoundCloud (https://soundcloud.com/fabricasdecultura).

30 de janeiro, às 15h | Ccontação de histórias Lèlego na cidade das Cores, da Cia RABISKO, mergulha no mundo dos sonhos. Uma menina acorda sem a sua inseparável meia azul e consegue, com a ajuda do travesseiro mágico, lembrar que a perdeu na cidade das cores, a cidade que só existe no seu sonho. Agora, ela terá que sonhar novamente para pegar a meia de volta, além de enfrentar o Sr. Pesadelo. Amor, carinho, troca e respeito são sentimentos que destacam a narrativa. A apresentação estará disponível na página de Facebook.

Para mais informações, acesse o site http://www.fabricasdecultura.org.br/index.php?t=i


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.