Fábricas de Cultura celebram 10 anos com shows de Negredo e Mano Brown, Planta & Raiz e Bicho de Pé

0
1472

Programação faz parte do ciclo de eventos que irá celebrar os 10 anos do programa a partir das inaugurações das unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo; fora da festa, outras unidades estão com agendas diversas para agosto


Neste ano, o programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, chega aos 10 anos com os aniversários das três primeiras unidades inauguradas sob a gestão da Poiesis: Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo. Expoentes das comunidades que estiveram presentes nas inaugurações irão participar da celebração, que segue até o fim do ano com eventos especiais. Confira os destaques:

As comemorações começam no dia 7 de agosto na Fábrica de Cultura Jardim São Luís que irá receber dois dos maiores nomes do Rap Nacional: Negredo e Mano Brown. Lançando o 4º álbum intitulado “Invadiu já era“, o grupo Negredo convida o rapper Mano Brown para um show histórico para os moradores do bairro Jardim São Luís e para as demais pessoas que frequentam a unidade.

No dia 20 de agosto, a festa continua na Fábrica de Cultura Capão Redondo com o Festival Nordeste Aqui. A música será o carro-chefe da festa com show da banda de forró Bicho de Pé, às 19h30, e apresentação da banda sertaneja Seresteiros do Amor, formada por aprendizes, ex-aprendizes e educadores da unidade, a partir das 16h; logo em seguida, às 16h30, será a vez do show de forró da banda Trio Lua Branca e às 18h a cantora Paulla Zeferino sobe ao palco para uma apresentação especial.

O evento ainda terá apresentações da Cia da Chinela, às 15h, que fará intervenções juninas por meio das brincadeiras típicas. Com muito humor, as palhaças Alderita e Severina sorteiam uma seleção de brincadeiras repaginadas para serem experimentadas por adultos, crianças e pessoas da terceira idade. Todas as brincadeiras são acompanhadas de músicas tocadas na sanfona e na percussão. O festival ainda terá feira de empreendedores da região do Capão Redondo e discotecagem com a DJ Evelyn Cristina, a partir das 14h30. Todas as atrações e atividades contarão com tradução simultânea em Libras.

As celebrações para o mês de agosto serão finalizadas na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. No dia 28 de agosto, às 15h, a unidade recebe a banda Planta & Raiz para uma apresentação especial. A banda faz parte da trajetória de apresentações de sucesso da Fábrica e retorna com seu reggae alto astral. Todos os eventos são gratuitos. Basta comparecer à unidade de seu interesse no dia. É recomendado chegar com uma hora de antecedência.

E tem mais: Grafite, capoeira e arte drag queen nas Fábricas de Cultura

Em agosto, as Fábricas de Cultura também abrem espaço para as celebrações do Dia do Capoeirista (3/8). No dia 3, às 19h, será realizado o Festival Berimbau e suas Raízes, com o contramestre Jefferson que irá mostrar a importância e a história da arte ancestral da capoeira. Às 19h30 será a vez do contramestre Pingo falar sobre sua trajetória na capoeira, iniciada aos 5 anos de idade, no bate-papo online Uma Vida pela Capoeira. As atividades serão transmitidas pelo canal do Youtube das Fábricas de Cultura.

No dia 5 de agosto, a partir das 14h, a equipe de biblioteca da unidade Vila Nova Cachoeirinha recebe os Ciclistas Bonequeiros para realizar a atividade Histórias Gregas em Sinais e Imagens. Neste encontro, o grupo abordará clássicos da literatura universal sobre o viés da inclusão. A plateia de crianças é convidada a interagir durante as apresentações, principalmente em momentos de aprendizado em relação a Libras.

Buscando fomentar a visibilidade de artistas drag queens, a Fábrica de Cultura Capão Redondo irá realizar a 1ª edição do show performático Miss Drag Capão. As candidatas terão o desafio de criar uma performance em grupo e mostrar individualmente seu talento para o público. O evento acontece no dia 6 de agosto, às 18h30.

As unidades 4.0 estão com agendas voltadas para a literatura e arte urbana. Na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco, a equipe de biblioteca realiza a Instalação Poetas Brasileiros Contemporâneos no dia 9 de agosto, às 14h. A atividade irá explorar o acervo da biblioteca para apresentar poetas como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Sérgio Vaz e Michel Yakini.

Já na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape, a equipe de biblioteca promove o bate-papo Grafitti e o Movimento Hip-hop que irá abordar as referências e os impactos do grafitti, que é um dos quatro elementos do hip-hop na sociedade. O público ainda aprenderá algumas técnicas básicas dessa arte. O encontro é no dia 10 de agosto e começa às 9h30.

Teatro circense em Osasco

No dia 13 de agosto, às 16h, a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco recebe o espetáculo O Concerto da Lona Preta, da Trupe Lona Preta, inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais ligados às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154..

O Concerto da Lona Preta | Foto: Henrique Alonso

SERVIÇO:

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

NEGREDO E MANO BROWN | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS

7/8 – Domingo – 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

MISS DRAG CAPÃO REDONDO
6/8 – Sábado – das 18h30 às 19h30.
Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FESTIVAL NORDESTE AQUI 2022 | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS

20/8 – Sábado – das 14h30 às 19h30

Atividade Livre.

Local: Rua Algard – Conj. Hab. Jd. São Bento – São Paulo/SP

CRONOGRAMA:

14h30 | Dj Evelyn Cristina

15h | Cia da Chinela: Brincadeiras Populares

16h | Seresteiros do amor

16h30 | Show Trio Lua branca

18h | Show Paulla Zeferino

19h30 | Banda Bicho de Pé

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

UMA VIDA PELA CAPOEIRA

3/8 – Quarta-feira – 19h30

Atividade Livre

Online | Youtube

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

FESTIVAL BERIMBAU E SUAS RAÍZES | DIA DO CAPOEIRISTA

3/8 – Quarta-feira – 19h

Atividade Livre.

Online | Youtube

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

SHOW PLANTA E RAIZ | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS

28/8 – Domingo – 15h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

HISTÓRIAS GREGAS EM SINAIS E IMAGENS

Com: Ciclistas Bonequeiros e Equipe de Biblioteca
Coordenação: G.G.Gonçalves Produções.
5/8 – Sexta-feira – das 14h às 16h
Atividade Livre.

Presencial na unidade | A atividade terá tradução em Libras.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

INSTALAÇÃO POETAS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
Com: Equipe de Biblioteca
9/8 – Terça-feira – das 14h às 16h
Atividade Livre.

Presencial na unidade.

O CONCERTO DA LONA PRETA

Com: Trupe Lona Preta

13/8 – Sábado – 16h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

BATE-PAPO: GRAFITTI E O MOVIMENTO HIP-HOP

Com: Equipe de Biblioteca
10/8 – Quarta-feira – das 9h30 às 11h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

——

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade 4.0 de Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Unidade 4.0 de Iguape: de terça a sextas das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 17h.

Funcionamento das bibliotecas:

De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 12h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito do Governo do Estado de São Paulo que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Lara Bussab | (11) 4096-9861

Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo | Assessoria de Imprensa

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da SEC.

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.