Expo Movimento Inova vai agitar o Ginásio do Ibirapuera com muita criatividade e inovação 

0
1692

Evento será realizado nos dias 25 e 26 de maio para estudantes e profissionais da Educação do Estado de São Paulo


Criada especialmente para estudantes do ensino fundamental (4º ao 9º ano) e do ensino médio pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a Expo Movimento Inova vai levar muita tecnologia, inovação e criatividade ao Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. Professores, coordenadores, diretores e estudantes das 91 Diretorias de Ensino vão participar presencialmente ou online, pela transmissão do Centro de Mídias SP (CMSP). A abertura do evento, amanhã (25) às 9h, será feita pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Renilda Peres. 

Drones, robôs, realidade virtual, cosplayers, além de palestras e oficinas com convidados especiais fazem parte da programação que se estende até quinta-feira, 26 de maio. Os participantes ainda poderão acompanhar a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e conhecer os 30 projetos finalistas da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que terão a premiação no segundo dia do evento.  

“A Expo Movimento Inova é um evento de excelência para a rede estadual, que aproxima o mundo da inovação e da tecnologia da vivência dos estudantes, de tudo que eles já estão aprendendo nas escolas. E vai além, pois os estudantes podem olhar para o mercado de trabalho, para o seu projeto de vida e conectar sonhos com realidade. É um movimento em que a rede aprende com a rede”, explica Débora Garofalo, organizadora do evento, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) da Seduc-SP e Teacher Prize 2019. 

Educação Midiática e aprender com projetos serão temas de palestras e oficinas 

Educação para ler, entender e escrever informações, além de combater fake news são alguns dos objetivos do projeto EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta. O tema será abordado no dia 25, em uma oficina, às 11 horas, com o jornalista e professor Bruno Ferreira, e em uma palestra às 14 horas, com Daniela Machado. 

“A Educação Midiática é um conjunto de habilidades que precisam ser encaradas como um direito de todo cidadão, assim como o acesso à internet, que ainda não está garantido para todo mundo. Mas tendo o acesso, precisamos pensar de que maneiras ele pode ser bem aproveitado”, conta Daniela Machado, jornalista e coordenadora do EducaMídia. 

Já para os que se interessam em aprender com projetos, a Tríade Educacional vai explicar a metodologia STEAM, que é uma palavra criada com as iniciais em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, que conecta todas essas áreas de conhecimento. Em palestra no dia 26, às 14 horas, Leandro Holanda, cientista e diretor da Tríade vai falar sobre o “STEAM e o Novo Ensino Médio”, como os estudantes podem usar e aplicar a tecnologia no seu dia a dia. Já na oficina, junto com a designer Tatiane Nakasone, é hora de colocar a mão na massa e levar o STEAM para a sala de aula com materiais acessíveis. 

As atividades gratuitas serão divididas em tendas e salas, onde serão ministradas 12 palestras e 18 oficinas. O objetivo do evento é mostrar as práticas do Inova Educação, que desde 2020 trabalha os componentes curriculares de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação nas cinco mil escolas estaduais de São Paulo. A programação completa da 4ª edição da Expo Movimento Inova está disponível no site https://inova.educacao.sp.gov.br/movimento-inova/movimento-inova-2022/ 

Parceiros 

Faz Educação & Tecnologia, Code, Google for Education, Tríade Educacional, Instituto Catalisador, Drone Lab Brasil, Educa Digital, Instituto Ayrton Senna, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Unicef, Fundação Lemann, IFood, Microsoft, Árvore, Mastertech, Instituto Palavra Aberta e Universo da Criatividade. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.