ETEC de Santo Amaro comemora 10 anos e Takashi Morita completa 95 anos de vida

0
2362

Takashi Morita é patrono da ETEC e foi sobrevivente da bomba atômica lançada pelos EUA na cidade de Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial

 

 

Na última sexta-feira (1°) a ETEC de Santo Amaro realizou uma grande comemoração de aniversário. Os alunos tiveram a oportunidade de participar da festa de 10 anos da escola e também dos 95 anos de seu patrono, Takashi Morita.
Muito animado e bastante lúcido, o sobrevivente da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos na cidade de Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, palestrou para um público com mais de 150 pessoas, entre alunos, estudantes e convidados, contando um pouco da sua história de vida. “Todo ano eu venho nessa escola. Tem meu nome e estou muito contente, sou forte e tenho vida. Vir para o Brasil mudou minha vida. O Brasil é um paraíso, os brasileiros têm bom coração”, disse Takashi.
O evento teve também a presença do vereador George Hato que, pelo segundo ano consecutivo, participa dessa comemoração.  “É um orgulho estar aqui no aniversário da ETEC e do Sr. Takashi. Ele é um orgulho para todos da comunidade japonesa, para os que têm sangue japonês e serve como exemplo para os jovens”.
O vereador falou também sobre a homenagem anual que ele realiza na Câmara Municipal. “Anualmente, na semana de 06 de agosto (quando caiu a bomba, em 1945), fazemos um evento para os sobreviventes de Hiroshima, Nagasaki e também da Batalha de Okinawa. Todo mundo que visita o Museu da Paz, em Hiroshima, volta com essa missão e precisamos passar essa mensagem para os alunos e para todas as crianças.  Guerra nunca mais”.
De acordo com o diretor da ETEC, Marcelo Coelho, “para os alunos é bom porque eles podem aprender um pouco mais e conseguem absorver um pouco o espírito da história e o evento é ainda mais importante com a presença dessa figura que é o sr. Takashi Morita”.
O Professor de História, André Lopes Loula, que também é diretor cultural da Associação Hibakusha Brasil pela Paz explica como a presença do patrono é importante para os alunos. “O evento é também os 10 anos da ETEC e desde 2011 tem o Sr.Takashi como nosso patrono. Através da parte pedagógica, todos os alunos conhecem essa história, e sabem o principal, quem é o patrono da escola. O sr. Takashi tem uma participação especial porque ele viveu tudo isso e repassa aos alunos. É uma questão de empatia, de se colocar no lugar do outro para que isso nunca mais aconteça”.
A orientadora educacional, Eliana Xavier, afirma que, dessa forma, os alunos se tornam coautores da história. “Eles não têm dimensão hoje, mas isso é a apropriação de pertencimento do lugar. Eu estudo e eu trabalho na Takashi Morita, então eu sei quem ele é. Com isso, a gente consegue trabalhar com o lado humano, despertando a compaixão, a empatia. Fora que a questão dele estar aqui e querer comemorar o aniversário conosco, a gente se sente muito honrado porque ele também tem essa noção de pertencimento, ele dispõe do tempo dele para estar com os alunos”.
Nascida na Vila Joaniza, região de Interlagos, a ex-aluna da ETEC Santo Amaro e, atualmente, mestranda da PUC, Daniela de Sousa Silva, contou sua experiência aos alunos. Ela, que faz parte de um grupo de estudos da UNIFESP (junto ao prof. André Lopes) sobre Conflitos Armados e Genocídio, foi ganhadora de um prêmio escolar, em 2012, e teve a oportunidade de ir para Hiroshima e participar de um evento da ONU na Suíça. “Para mim é importante mostrar que tudo o que eu vi e vivi e acredito, não acabou. Que a mensagem de paz ainda está acontecendo e tudo o que mudou na minha vida é real. Eu tive a oportunidade de estudar, de estar no mercado por conta do sr. Takashi. Sem dúvida a escola mudou minha história”.
Após a palestra, houve a apresentação do grupo de taiko, Suiryuu Daiko, composto por ex-alunos da ETEC. Após o pocket show, o patrono da escola inaugurou um painel com a imagem da paz e todos os alunos se reuniram para cantar um grande parabéns para a escola e também para o aniversariante do dia: Takashi Morita.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.