Estação Santo Amaro inicia obras de ampliação que devem terminar em 2022

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O objetivo é aprimorar a infraestrutura da área de transferência que liga a estação à Linha 9-Esmeralda, da CPTM, para tornar o espaço compatível à atual demanda de público, de 600 mil passageiros


Teve início, nesta segunda-feira (27), as obras de ampliação da Estação Santo Amaro, na Linha 5-Lilás do Metrô. Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, “o objetivo é aprimorar a infraestrutura da área de transferência que liga a estação à Linha 9-Esmeralda, da CPTM, para tornar o espaço compatível à atual demanda de público, que cresceu em mais de 90% – de 320 mil para 600 mil passageiros – desde a abertura das últimas estações e conclusão da linha no ano passado”.

Projeção da ampliação da Estação Santo Amaro, na Linha 5-Lilás

No total, serão implantados cerca de 4 mil m² a mais de espaço nas plataformas, mezaninos e passarela de integração com a Linha 9-Esmeralda para melhorar a fluidez dos passageiros, especialmente em horários de grande movimentação. Também serão instaladas mais 8 escadas rolantes e 4 elevadores.

Além de alargar a passarela de integração, será construída uma nova passarela de 6 metros de largura, para integrar as duas estações. Um novo conjunto de bilheterias será instalado no mezanino da estação e, na integração, as catracas serão substituídas por câmeras de contagem.

“Essas adequações visam oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos 95 mil passageiros que passam pela Estação Santo Amaro todos os dias”, afirma Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade.

O investimento total será de R$ 3 bilhões, com conclusão das obras em 2022.

PORTAS NAS PLATAFORMAS

Desde o último sábado (25), a Estação Eucaliptos, também na Linha 5-Lilás, começou a operar com portas de segurança nas plataformas. Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “esta é a 6ª estação com portas em funcionamento. A próxima será Borba Gato e depois Alto da Boa Vista. A previsão é que até 2021 todas as portas da Linha 5, operada pela Via Mobilidade, estejam instaladas”.

A estação Alto da Boa Vista é a menos movimentada da Linha 5-Lilás, com fluxo de 4 a 7 mil pessoas por dia. Mesmo assim, vai receber as portas de segurança antes da estação Capão Redondo, que recebe 104 mil pessoas diariamente.

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “entre Largo 13 e Capão Redondo, estações mais antigas da linha, será preciso reforçar a estrutura da plataforma antes de iniciar a instalação”.


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