Escola Chef Gourmet Santo Amaro realiza 1ª Competição Gastronômica de Patisserie e Boulangerie

1
2006

Jornalista do Grupo Sul News, Matheus Laube, foi um dos jurados em noite de grandes pratos


Na noite de quarta-feira (6) aconteceu na Escola Chef Gourmet – Santo Amaro a 1ª Competição de Gastronomia ao estilo ‘MasterChef’, promovido entre as alunas do curso de Patisserie e Boulangerie, onde o estagiário do Grupo Sul News, Matheus Laube, habituado a escrever matérias gastronômicas, foi prestigiado como um dos jurados convidados para a brincadeira.

A competição é promovida no final de cada módulo dos respectivos cursos. Foi a 1ª turma a participar da competição na Unidade Santo Amaro. O curso possui as alunas Nathália Sierra e Giovanna Saldanha como pupilas do Chef Gui. Elas foram desafiadas a fazer uma massa que harmonizasse com algum molho, cobertura ou recheio.

Da esquerda para a direita: os jurados Vanessa Graziato, Matheus Laube, Luís Zenga e Wagner Ribeiro

Primeiro veio a tímida Giovanna, com uma Fogaccia (estilo de pão) bem recheada com cebola roxa, azeitonas, bacon, queijo gorgonzola e outras especiarias, tendo um molho temperado com especiarias próprias como harmonização.

“Senti que ficou crocante em excesso a massa, mas o sabor me conquistou. Bem recheado com ingredientes que harmonizaram entre si, só senti falta de um pouco mais de queijo gorgonzola. Agora o molho… Que perfeição de molho, descreve o nosso jornalista Matheus.

Já a Nathália ofereceu um Grissini (massa fina e esticada) com especiarias criadas por ela para temperar a massa crocante. Junto com outra massa doce, com canela e açúcar, acompanhados de doce de leite e pedaços de maçã caramelizada.

“No grissini senti que não ficou na crocância adequada, mas o leve sabor do tempero e na crocância certa é uma ótima opção, tanto para comer em um happy hour, quanto em entradas para pratos portugueses, espanhóis e massas italianas, disse Matheus. “No doce, a massa ficou muito macia e menos crocante, mas o que mais me surpreendeu foi a maçã caramelizada, a combinação de sabores entre a massa, doce de leite e maçã proporcionaram um sabor muito marcante e original”, finaliza.

Para avaliação, os jurados dão notas de 1 a 5 em alguns quesitos, levando em conta a apresentação, forma de entrega do prato, textura, coberturas e recheios e harmonização de sabores.

A soma dos placares foi bem apertada, mas a vencedora foi a Giovanna! A harmonização de sabores entre o molho e a Fogaccia foi o fator determinante que garantiu alguns pontos a mais do que a Nathália. Independente do resultado, as duas se entregaram a brincadeira e estão de parabéns!

As competidoras Giovanna Saldanha e Nathália Sierra

A banca de jurados foi composta pelo Wagner Ribeiro, da WR Comunicação e assessor da Chef Gourmet Santo Amaro; Luís Zenga, da página Conceito de Luxo; Vanessa Graziato, dona da página O Que Tem de Sobremesa e o Estagiário e jornalista do Grupo Sul News, Matheus Laube.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.