Encontro de Educação Permanente da Saúde Santo Amaro/Cidade Ademar na UNISA

0
1244

Três importantes temas foram debatidos por conselheiros de três segmentos


Na última terça, 02, aconteceu na UNISA, Universidade de Santo Amaro, o I Encontro de Educação Permanente, com os gestores da supervisão Técnica de Saúde Santo Amaro/Cidade Ademar (STS- SACA) 2022″, que também contou com a presença das Professoras convidadas Eliana Verdade, da Escola de Contas do TCMSP, Maria do Carmo, Sales da Escola Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Gabriela Siqueira (cedida pelo SENAI Ary Torres), fazendo a interpretação em LIBRAS.

A mesa foi composta por: Dr. Drauzio Soares, representante da Coordenadoria de Saúde Sul; pela senhora Martha Pessoa, da STS-SACA; pela Subprefeita de Santo Amaro, Patrícia Penna Saraiva; pelo Dr. Sérgio Higuti, representante da Subprefeitura Santo Amaro; pelo senhor Hamilton Bazoli, representante do segmento usuários; pela Sra. Ana Paula Tobias, representante do segmento trabalhador; a senhora Caroline Carol Klein, representante do Organização Social INTS – Instituto Nacional de Saúde. Além dos convidados da Escola Municipal de Saúde Sul, as senhoras Maria Aparecida Domingues, Edir Daher Haddad Marques, Célia Bernardes da Costa, Lirian Leiko Takahashi e o Dr. Thiago Saadeh, a mestre de cerimônia foi a Sra. Maria Aparecida Campos da STS – SACA.

A abertura no evento foi feita com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro, vídeo com interpretação em LIBRAS, e, em seguida, as professoras Eliana Verdade e Maria do Carmo fizeram exposições sobre a Educação Permanente, formação importante para os Conselheiros Gestores de Saúde em sua condução dos trabalhos perante as Unidades e Equipamentos que atuam em prol dos melhores serviços às suas comunidades, que fazem a utilização dos serviços. Em seguida os Conselheiros dos três segmentos participantes dirigiram- se a 3 salas separadas por cores, Amarela, Azul e Verde, cada uma com um tema específico para serem discutidos como oficinas:

SALA 1: AMARELA TEMA: Sistema Único de Saúde – SUS: PERGUNTA: Como o controle social pode contribuir para o fortalecimento do SUS? MEDIADORES: Ana Flor e Adilson Araújo Apoiadores: Edir Daher e Lirian Leiko

SALA 2: VERDE TEMA: Conselho Gestor de Saúde PERGUNTA: Qual é o papel dos Conselhos Gestores e Conselheiros na garantia e continuidade do SUS? MEDIADORES: Caroline Klein e Hamilton Pontes Apoiadores: Maria Aparecida Domingues e Dr. Dráuzio Soares Filho

SALA 3: TEMA: Ética e Cidadania PERGUNTA: Qual a importância do exercício da Ética e Cidadania dentro dos conselhos gestores? MEDIADORES: Thiago Saadeh e Alexandre Apoiadores: Célia Bernardes da Costa Os participantes das salas retornam ao auditório para discutirem as questões levantadas em cada sala e por fim as professoras convidadas Eliana Verdade e Maria do Carmo expõem seus pontos de vista diante das questões levantadas comparando com as Diretrizes Norteadoras da atuação dos Conselheiros e a Resolução 11 de outubro 2016 sobre a Educação Permanente voltada à formação dos Conselheiros. O Evento encerrou com a música Emoções de Roberto Carlos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.