Empresário da Zona Sul é homenageado em praça no bairro de Cidade Dutra

0
745

João Batista Ribeiro da Silva, mais conhecido na Zona Sul como “João Padeiro”, será o nome da nova praça da Rua Jaburuna. O homenageado foi empresário e um dos fundadores da SOBEI, a Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos


No dia em que completaria 67 anos, João Batista Ribeiro da Silva, mais conhecido na Zona Sul como “João Padeiro”, ganhou uma homenagem: seu nome foi registrado para designar uma praça na Rua Jaburuna, no bairro da Cidade Dutra.

João Batista Ribeiro Da Silva nasceu em Centenário do Sul, no interior do Estado do Paraná, mas ainda na infância veio para São Paulo: a família foi morar na cidade de Rancharia. Ali, conheceu a mulher com quem dividiu a vida por 45 anos: Maria Luísa Ribeiro da Silva.

“O João era uma pessoa fantástica, tinha amizade com todos. Deixou raízes em todos os lugares que ele passou: Centenário do Sul, Rancharia, Curitiba e São Paulo. Nós temos amigos até hoje que nos visitam, estão aqui hoje, porque ele era o “Bolacha”, ele era o “João Padeiro”. Ele deixou muita saudade pra nós, pra família inteira. Ele era o centro das festas, sempre queria estar com a família reunida. A gente tá aprendendo a viver sem ele”, diz a viúva.

Com Maria Luísa, João teve cinco filhos: Giuliano, Fabiano, João Filho, Diogo e Jair. Tiveram sete netos: Giuliano Junior, Fernando, Pedro, Carlos Eduardo, Joaquim, Maria Clara e Catarina.

Em 1999, quando o casal veio para São Paulo, se instalaram na Zona Sul e deram continuidade ao ramo de trabalho da família: panificação. Na Zona Sul de São Paulo, João também se envolveu em causas sociais sendo um dos fundadores da SOBEI, a Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos.

Foi na SOBEI que João participou de uma das tradições da instituição, o Churrasco Beneficente, e ganhou amigos para toda a vida. “A gente tinha uma relação de amizade de muitos e muitos anos. Ele teve uma participação, na sociedade, que todo ser humano deveria ter. Nós participamos de uma fraternidade, a maçonaria, e ele sempre foi um dos líderes. A casa dele e da Luíza sempre foi um ponto de encontro de grandes amigos; não importa cor partidária. Ele gostava de ver muita gente ao lado dele. Meu filho [o vereador Rodrigo Goulart] chamava ele carinhosamente de ‘tio João’, não só pela maçonaria, mas porque eu o considerava meu irmão. Para a homenagem, a gente procurou um local que ficasse próximo da casa dele. É uma homenagem muito justa e faremos com que essa praça seja um local encantador para a região.”, disse o ex-deputado, Antonio Goulart.

Para a família, a praça é uma homenagem que demonstra o respeito e a dignidade da história de vida de João Batista Ribeiro da Silva. “Muito agradecimento. É tanta demonstração de amor e carinho, que a gente vê o trabalho dele reconhecido. Foi lindo o trabalho dele”, agradece a Maria Luísa.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.