Empresa privada assume gestão da Ciclovia Rio Pinheiros, após acordo com a CPTM

0
2279

A empresa será responsável por fazer a manutenção, jardinagem, pintar e fazer reparos na via, além de instalar 40 postes de iluminação e câmeras de segurança nos 21 km da ciclovia


A CPTM firmou uma parceria, de 36 meses, com uma empresa privada que ficará responsável pela gestão da ciclovia do Rio Pinheiros, que fica ao lado da extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Com 21 km de extensão, a Ciclovia Rio Pinheiros começa na Zona Sul, na Av. Miguel Yunes, e termina na Zona Oeste, na estação Villa Lobos, da Linha 9-Esmeralda.

Segundo o Governo de SP, a empresa terá que fazer a “revitalização de áreas públicas urbanas, a manutenção, sinalização, limpeza e jardinagem dos 21,5 km de ciclofaixa”. Além disso, deve oferecer “kit de primeiros socorros; nova pintura; manutenção e pequenos reparos na via, dos seis pontos de apoio, gradis, áreas verdes; itens de higiene (para os banheiros dos pontos de apoio), limpeza e coleta de resíduos”.

O contrato funciona como uma doação, então, a empresa não será paga para realizar tais investimentos, mas poderá fazer propaganda de seus serviços em espaços disponíveis da ciclovia. A CPTM vai deixar de gastar mais de R$ 5 milhões nos três anos de contrato e terá a responsabilidade de fiscalizar os trabalhos da empresa.

Os trabalhos de jardinagem já começaram, segundo a empresa, e outros serviços serão feitos de acordo com a necessidade de cada trecho. “Ajustes na pista – asfalto e uso de tintas antiderrapantes – reparo nos banheiros e manutenção dos mesmos, jardinagem, manutenção dos bebedouros, iluminação entre outras coisas. Na última quarta-feira (4), já começamos o trabalho de refilamento do trecho inicial – da Vila Olímpia ao Jaguaré”, informou a Farah Service.

A empresa também deve instalar 40 postes de iluminação e câmeras de segurança, com a pretensão de inibir crimes na ciclovia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 175% nos roubos e furtos de bicicleta.

Cerca de 40 mil ciclistas utilizam a ciclovia mensalmente, mas o número pode aumentar assim que houver iluminação e possível ampliação do horário de funcionamento. Por causa da escuridão, atualmente a ciclovia abre das 5h30 às 18h30.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.